PROGRAMAÇÃO

Curso
ACESSIBILIDADE EM PROJETOS CULTURAIS
Com Claudio Rubino e convidadas

Quintas-feiras, 4, 11, 18 e 25 de março, das 19h às 21h


A atividade será desenvolvida na plataforma Google Meet.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.


No curso, Claudio Rubino apresenta um panorama das principais ações norteadoras que credenciam projetos culturais dentro do espectro da acessibilidade, em sintonia com o direito e o acesso universal à memória e ao patrimônio cultural.


Cronograma das atividades:


04/03 - Apresentação geral do curso, histórico, terminologias e princípios fundamentais da acessibilidade.

Mediação: Claudio Rubino


11/03 - Criação, identidade, acessibilidade e estética.

Mediação com convidada: Cintia Alves


18/03 - Gestão democrática, recursos, criatividade e processos de construção para manifestações culturais acessíveis.

Mediação: Claudio Rubino


25/03 - Representatividade e comunicação digital acessível.

Mediação com convidada: Isa Meirelles


Cintia Alves é mestra em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Diretora e dramaturga. Pesquisadora de acessibilidade estética. Premiada com o Troféu Mambembe, Prêmio Coca-Cola, A.P.C.A, Cultura Inglesa e Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. Diretora do Coletivo GRÃO – Arte e Cidadania. Fundadora do Museu Vozes Diversas que objetiva fazer um panorama da pluralidade humana por meio da Arte.


Claudio Rubino é Coordenador do Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake. Gestor de acessibilidade cultural. Licenciado e Bacharel em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo; Pós-Graduado em Educação Inclusiva com ênfase em deficiência física pela UNIFESP. Pós-Graduado em Gestão Cultural Contemporânea: Da ampliação do repertório poético à formação de equipes colaborativas, pelo Itaú Cultural e Instituto Singularidades. Ex-coordenador do Programa de Acessibilidade Singular Plural do Museu Afro Brasil.


Isa Meirelles  é formada em Relações Públicas, possui especialização em Moda Inclusiva e Audiodescrição. Utiliza o design de comunicação acessível para a inclusão e inovação. Atua como criadora de conteúdo e facilitadora sobre acessibilidade digital, linguagem representativa e design acessível de conteúdo. Tem o olhar atento à aplicação do marketing acessível na linguagem de moda.


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.

*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural".

*Inscrições encerradas.


Foto: Acervo pessoal

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR