AS “MÃES” DE MÁRIO DE ANDRADE E A CULINÁRIA NA CASA DA RUA LOPES CHAVES
Quartas-feiras, 5, 12, 19 e 26 de abril, das 19h às 21h
O curso apresenta as relações entre Mário de Andrade, a culinária e as mulheres com as quais o modernista conviveu no cotidiano doméstico, que tiveram papel marcante na trajetória do escritor.
Para realizar sua inscrição, clique aqui.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 5/04.
O link será enviado aos inscritos por e-mail.
Cronograma das atividades:
5/04 – As “mães” de Mário e a culinária em São Paulo no início do século XX
Uma apresentação das mulheres que foram protagonistas na vida do escritor: Mariquinha, mãe de Mário, Nhanhã, tia e madrinha, e Sebastiana, empregada doméstica. A história delas será enfocada a partir da cozinha e das relações entre identidades femininas e masculinas no contexto gastronômico da cidade.
12/04 – O caderno de receitas de Tia Nhanhã
As atuações das irmãs Mariquinha e Nhanhã como exímias doceiras ficaram marcadas no recém-descoberto “caderno de receitas de Tia Nhanhã”, que começou a ser escrito na virada do século XIX para o século XX e revela o protagonismo dessas mulheres na formação de Mário de Andrade.
19/04 – Sebastiana, joga a chave fora!
A história de Tana, a empregada que passou boa parte da vida na cozinha da casa da Rua Lopes Chaves – e lá mesmo acabou morrendo. A complexidade das relações entre trabalhadoras domésticas e donas de casa nas cozinhas de São Paulo também será abordado nesse encontro.
26/04 – A cozinha e as pesquisas de Mário
A culinária doméstica e o interesse do escritor pela cozinha brasileira: por que, afinal, ele registrou algumas receitas de doces dos cadernos da mãe e da tia e as guardou em seu arquivo?
Viviane Soares Aguiar é mestre e doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Espaço Doméstico, Corpo e Materialidades no Museu Paulista da USP, onde atua em um projeto associado aos objetos de cozinha do acervo. Desde 2016, vem estudando as relações entre Mário de Andrade e a culinária.
Fotos:
Acervo Ouro sobre Azul / Acervo IEB-USP / Fotografia de Victor Knoll, acervo
particular.
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.