PROGRAMAÇÃO

Roda de conversa
BIBLIOTECA CIRCULANTE - ONTEM E HOJE
Com Fernanda Mazete e Jonatas Varela

Quinta-feira, 20 de maio, às 16h30


O evento será transmitido em gravação prévia disponibilizada no Facebook e Youtube do museu.


Destacaremos nesse vídeo a resposta inventiva de Mário de Andrade para a ampliação do acesso público à leitura, por meio da Biblioteca Circulante, quando diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. Décadas depois, a mesma necessidade de inovação se impõe. Em consonância com o tema da 19ª Semana Nacional de Museus do IBRAM, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, conversaremos com Jonatas Varela, diretor do projeto Prateleira de Quadrinhos, que promove a leitura por meio de uma Kombi que circula pela periferia da cidade de São Paulo.


Fernanda Mazete é formada em Artes Visuais e Fotografia. Já atuou no ensino formal como professora de arte. Desde 2013, trabalha com educação em museus, tendo experiência na Bienal de São Paulo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu da Imigração, entre outros. Atualmente, é educadora da Casa Mário de Andrade.


Jonatas Varela é formado em Artes Visuais e cursa pós-graduação em Direitos Humanos. Já trabalhou com educação em museus no SESC, na Caixa Cultural e como supervisor de educativo no Centro Cultural Correios. Atualmente é professor de Arte na rede estadual de ensino e diretor geral do projeto Prateleira de Quadrinhos, um projeto de incentivo à leitura por meio das histórias em quadrinhos e que também fomenta sua produção nas periferias da Zona Leste de SP, com sua Kombi Gibiteca, a Kuadrombi.


Fotos: Divulgação / Acervo do Museu da Cidade de São Paulo