PROGRAMAÇÃO

Curso
CARLOS GOMES: COMPOSITOR DO IMPÉRIO E A CRÍTICA MODERNISTA
Com Lutero Rodrigues

Terças-feiras, 9, 16, 23 e 30 de novembro, das 19h às 21h


O curso apresentará um panorama das principais contribuições do compositor paulista Carlos Gomes (1836-1896) para o desenvolvimento da música nacional, e as diferentes críticas que sua obra recebeu por parte dos representantes do modernismo musical, entre eles Mário de Andrade, no contexto da Semana de Arte Moderna de 1922.


Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.


Cronograma das atividades:


09/11 - Afinal, Carlos Gomes realmente fez sucesso na Itália?;

16/11 - Carlos Gomes: o maior herói brasileiro do século XIX;

23/11 - A crítica modernista: propósito, fundamentação e consequências;

30/11 - A visão de Mário de Andrade.


Lutero Rodrigues é professor do Instituto de Artes da UNESP. É doutor em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da USP, em 2009, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes-Música, do Instituto de Artes da UNESP, em 2001. Entre todas suas atividades, prioriza o estudo, pesquisa, interpretação e divulgação da música brasileira, atuando em três áreas principais: Regência, Musicologia e Ensino universitário. Foi Diretor Artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão, de 1987 a 1990. Como Regente, durante 20 anos, foi diretor de diversas orquestras, destacando-se o período em que esteve à frente da Sinfonia Cultura - Orquestra da Rádio e TV Cultura, de São Paulo, entre 1998 e 2005. Em 2002, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música, passando a ocupar a Cadeira número 36.


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.


Foto: Acervo particular

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR