PROGRAMAÇÃO

Palestra
CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE
Com Lucineide Vieira e convidados

Sábados, 17 de setembro, 22 de outubro e 3 de dezembro, das 16h30 às 18h


Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer o movimento de cordelistas que atuam para difundir este gênero literário por meio de suas obras e ações. A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de um de seus cordéis.


Organização: Josué Gonçalves de Araújo e Lucineide Vieira.

Mediação: Lucineide Vieira.


A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

O link do Zoom será enviado aos inscritos por e-mail. 


Cronograma das atividades:

17/09 - A autora Graziela Barduco abordará a obra Cordel para Gi (em memória);

22/10 - Cacá Lopes comentará o seu cordel O voo do Pequeno Príncipe com o Pavão Misterioso;

3/12 - Nilza Dias apresentará sua obra Ditos populares em cordel.


Cacá Lopes é cantor, compositor, violonista, cordelista e educador popular. Pernambucano, mora em São Paulo desde 1985. Como cantor e compositor, tem nove discos lançados e várias coletâneas. Como cordelista, é autor de três dezenas de cordéis publicados, entre eles: Hino Nacional Brasileiro em Cordel, A Invasão do Estrangeirismo, O Que é o Forró?, entre outros. Publicou os livros Cinderela em Cordel, Araripina em Cordel e Vida e Obra de Gonzagão.  É um dos fundadores do SP Cordel e do Coletivo SP Forró. Integra o Fórum Estadual do Forró. Faz parte da equipe de curadores do Festival Estética das Periferias pelo Território de Guaianases- SP. Desde 2009, coordena o premiado Sarau Bodega do Brasil. 


Graziela Barduco é escritora, cordelista e atriz. É mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. É autora do livro Sutil Leveza - O que na alma pesou, em verso se libertou (Ed. Edições e Publicações), entre outros. Participa dos coletivos Teodoras do Cordel e Mulherio das Letras, além de ocupar a cadeira 185 da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências Alpas 21 e ser membro número 109 da Academia Internacional de Literatura Brasileira.


Josué Gonçalves de Araujo nasceu em Marabá Paulista, mas viveu desde a infância na cidade de Mirante do Paranapanema, na região do Pontal do Paranapanema, em São Paulo, onde trabalhou como boia-fria nas épocas das colheitas de algodão ou de amendoim. De ascendência nordestina, desde criança ouvia histórias dos antigos folhetos de cordel. Já adulto, passou a escrever seus próprios poemas em cordel, como os textos: O Coronel Avarento, O Mistério da Pele da Novilha e Apagando as Pegadas, lançados pela Editora Luzeiro. Em 2010 foi um dos autores premiados pelo Ministério da Cultura com o poema Os Três Fios de Cabelo do Diabo. Desde 2015 está à frente da Editora Areia Dourada, onde lançou Macunaíma, o herói sem nenhum caráter em verso de cordel. Reside em São Paulo.


Lucineide Vieira da Silva Cipoli é formada em Pedagogia pela UEPB, e pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC/SP, onde redigiu um trabalho de conclusão de curso sobre "As Peculiaridades do Texto de Cordel". Trabalha na Rede Municipal de Educação de São Paulo, como POSL - Professora Orientadora de Sala de Leitura -, onde desenvolve um projeto de Organização de Sarau e coordena os Estudos Literários da AEL- Academia de Estudantes de Letras - Graciliano Ramos. Faz parte do Movimento Nacional de Mulheres Unidas em Combate ao Machismo e do Coletivo Teodoras do Cordel- artevistas SP, onde publicou ao lado de 18 cordelistas o cordel Justiça Violada. É idealizadora e mediadora do Clube de Leitura Ler_Mulher e do Clube de Leitura de Cordel de São Paulo, que vem integrando a programação do Museu Casa Mário de Andrade.


Nilza Dias nasceu em Guarujá – SP e foi criada na cidade de Poções – BA. Filha de nordestinos, na infância e juventude, bebeu na fonte da cultura local em suas mais variadas manifestações, com destaque para a poesia de cordel. Radicada na Grande São Paulo desde 1996, é graduada em Pedagogia e Letras,  professora da rede pública das cidades de São Paulo (DRE Campo Limpo) e Embu das Artes. Nesta última idealizou, juntamente com alguns parceiros, um projeto de saraus nas escolas que atendem a Educação de Jovens e Adultos – EJA, realizando-o a partir de 2013, o que resultou em um trabalho em rede que ainda ocorre atualmente. Como autora, participa das várias coletâneas da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, onde ocupa a cadeira nº 56. Como cordelista, tem várias obras como: Multidão Solitária, A Lua, A Lenda da Cachorra Helena, A Viúva e o Juiz, entre outras.


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver frequência na atividade.


Foto: Divulgação

MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR