Sábado, 24 de abril, das 16h30 às 18h
Para realizar sua inscrição, clique aqui
A atividade será desenvolvida na plataforma Zoom.
O link será enviado aos inscritos por e-mail.
Organização: Josué Gonçalves de Araújo e Lucineide Vieira.
Mediação: Lucineide Vieira.
Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer o movimento de cordelistas que atuam para difundir este gênero literário por meio de suas obras e ações. A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de um de seus cordéis.
Cronograma das atividades:
24/04 - Aderaldo Luciano comenta o cordel Eventos sob o sol a pino incidentes sob a lua cheia.
Aderaldo Luciano nasceu na cidade de Areia, na Paraíba, mas tem suas raízes familiares plantadas em Campo Redondo-RN (por parte de pai) e em Pilões-PB (por parte de mãe). É doutor e mestre em Ciência da Literatura, pela UFRJ, pesquisador da poesia do povo, poeta, escritor e músico. Autor dos livros Quero morrer na caatinga (Areia Dourada, 2018), Romance do touro contracordel (Adaga, 2017), Apontamentos para uma história crítica do cordel brasileiro (Adaga/Luzeiro, 2012), O Auto de Zé Limeira (Confraria, 2008). Coautor em Violência simbólica e estratégias de dominação: produção poética de autoria feminina em dois tempos (Editora da Palavra, 2010) e Quem Conta um Conto – Estudos Sobre Contistas Brasileiras Estreantes nos anos 90 e 2000 (Tempo Brasileiro, 2009) organizados por Helena Parente Cunha.
Josué Gonçalves de Araújo é nascido Pontal do Paranapanema na cidade de Marabá Paulista – SP, mas viveu toda a sua infância e juventude na cidade vizinha, Mirante do Paranapanema e, aos 18 anos de idade, migrou para a capital paulista. Foi bancário e atualmente, além de escritor é diagramador de textos para a Editora Luzeiro e Magazine Gibi.
Lucineide Vieira da Silva Cipoli é formada em Pedagogia pela UEPB, e pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC/SP, onde redigiu um trabalho de conclusão de curso sobre "As Peculiaridades do Texto de Cordel". Trabalha na Rede Municipal de Educação de São Paulo, como POSL - Professora Orientadora de Sala de Leitura -, onde desenvolve um projeto de Organização de Sarau e coordena os Estudos Literários da AEL- Academia de Estudantes de Letras - Graciliano Ramos. Faz parte do Movimento Nacional de Mulheres Unidas em Combate ao Machismo e do Coletivo Teodoras do Cordel- artevistas SP, onde publicou ao lado de 18 cordelistas o Cordel Justica Violada. É idealizadora e mediadora do Clube de Leitura Ler_Mulher e do Clube de Leitura de Cordel de São Paulo, que vem integrando a programação do Museu Casa Mário de Andrade.
Foto: Divulgação
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.