Em atendimento à legislação eleitoral, parte de alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMA FORMATIVO "PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E GESTÃO CULTURAL"
ESTUDOS DE CASOS, PESQUISA E ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS-MÓD.III
Com Cecilia Machado, Juliana Monteiro e convidados

Sábados, 6, 13, 20 e 27 de agosto e 3 e 17 de setembro, das 10h às 13h

Sábado, 24 de setembro, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30


Os inscritos se propõem a elaborar um projeto de pesquisa sob orientação do ministrante, também responsável por definir parâmetros teóricos e práticos como base para o trabalho dos alunos. Serão oferecidas visitas técnicas (virtuais ou presenciais) a patrimônios culturais em restauro, além de museus, arquivos e bibliotecas.


Inscrições até o dia 8 de março. Mais informações, clique aqui.


Cecilia Machado é formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista em História da Arte e em História da Indumentária, é coordenadora de produção museológica, e responsável por diversos projetos de implantação de museus e centros de memória.  Atualmente, presta assessoria a museus do interior e da capital paulista. Coordena o Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza, desde 2007.


Juliana Monteiro é museóloga pela UFBA e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Trabalhou em instituições como Museu da Energia de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Museu da Imigração. É professora do curso técnico em Museologia da ETEC Parque da Juventude desde 2010. Também ministra aulas no curso de especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP e em outros cursos livres, como os oferecidos pela FESP-SP. Atualmente, é consultora freelancer para projetos relacionados à gestão da informação em coleções culturais e representante nacional da empresa portuguesa de software de gestão de acervos Sistemas do Futuro. Foi coordenadora de OpenGLAM no capítulo brasileiro do Creative Commons (2019-2020) e embaixadora regional para campanha Art+Feminism (2019-2021).


Foto: SECEC


MAPA DO SITE
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR