Terças-feiras, 7, 14, 21 e 28 de março, das 19h às 21h
No curso, os participantes poderão conhecer o debate contemporâneo em torno da promoção da diversidade cultural por meio da literatura e seus autores, com destaque para textos que dialoguem com a construção de identidades negras, indígenas e população LGBTQIA+.
Para realizar sua inscrição, clique aqui.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 07/03.
O link será enviado aos inscritos por e-mail.
Cronograma das atividades:
07/03 – “Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cinquenta”.
Aula de apresentação dos conceitos-base: O direito à literatura; O ato de ler e a Antropologia Literária; Identidade, identidades, identitarismo e diferença; Literatura e resistência; e O perigo de uma história única.
14/03 – “O avesso do direito à literatura”
Nesta aula, leremos e discutiremos trechos literários relativos às representações dos povos indígenas na literatura. Abordaremos as seguintes épocas: Romantismo, Modernismo e Século XXI.
21/03 – “Eu não sou seu negro”
Nesta aula, leremos e discutiremos trechos literários relativos às representações negras na literatura. Discutiremos e apresentaremos os conceitos: Literatura africana; Literatura afro-brasileira; Literatura negrista; Literatura negro-brasileira; e Poéticas da resistência: slam e cultura hip hop.
28/03 – “Quem tem medo do gênero?”
Nesta aula, leremos e discutiremos trechos literários relativos às representações femininas, queer e trans na literatura. Discutiremos as seguintes ideias: O feminismo e o feminismo negro na literatura; Literatura queer; e Literatura trans.
Valmir Luis Saldanha da Silva é graduado em Letras, Português-Italiano, mestre em Estudos Literários e doutorando em Estudos Literários pela UNESP-Araraquara. Tem especialização no programa Innovation in Teaching, de Laspau/Harvard, e no programa Unigou Remote Scientific Training, do Institute of Czech-Brazilian Academic Cooperation. Cursa MBA em Gestão de Instituições Públicas, IFRO. É autor do livro de poemas IN.COR.RENTES (Ed. Toma Aí Um Poema, 2022). O livro aborda a identidade negra e a relação entre religião, família e negritude.
Foto: Charlotte
Govaert
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.