PROGRAMAÇÃO

MESA DE CONVERSA
MÁRIO DE ANDRADE, PERSPECTIVAS QUEER
Com Regina Teixeira de Barros, César Braga-Pinto e Marcos Visnadi

Sábado, 18 de maio, das 14h às 16h


O tema da sexualidade de Mário de Andrade tem despertado interesse nos últimos anos, sendo objeto de pesquisas acadêmicas e narrativas de apropriação e identidade LGBTQIAP+. A exposição Mário de Andrade: duas vidas, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em cartaz de 22 de março a 9 de junho, demonstra a pujança desse debate. Buscando dialogar com diferentes perspectivas, a Casa Mário de Andrade convida o público para uma mesa de conversa sobre os discursos sobre a sexualidade do polímata na contemporaneidade. Será disponibilizada tradução em Libras.


Para realizar sua inscrição, clique aqui. Inscrições até 16/05.

Serão disponibilizadas 40 vagas para participação presencial.


César Braga-Pinto é doutor em literatura comparada pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e ocupa a cátedra de professor “George F. Appel in the Humanities” na Northwestern University. É autor dos seguintes livros: Poses e posturas: performances de gênero e sexualidade na literatura brasileira – 1850-1950 (Alameda, 2023); A violência das letras: amizade e inimizade na literatura brasileira - 1888-1940 (EdUERJ, 2018); e As promessas da História: discursos proféticos e assimilação no Brasil Colonial (Edusp, 2003).


Marcos Visnadi é mestre e doutor em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Graduado em Letras pela mesma instituição, participou do grupo de pesquisa Literatura e Autoritarismo durante a iniciação científica. É estudioso do erotismo literário e da obra de Hilda Hilst, e pesquisa as relações entre literatura e história no século XX, com foco em relações de gênero, mercado editorial e questões biobibliográficas. Desde a graduação, pesquisa também a dimensão estética da velhice e suas representações na literatura, no cinema e nas artes visuais. Atua como escritor, pesquisador e educador no Acervo Bajubá, projeto comunitário de registro de memórias das comunidades LGBTQIAPN+ brasileiras.


Regina Teixeira de Barros é doutora em Estética e História da Arte pela USP, especializada em arte moderna brasileira, e curadora coordenadora no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Foi professora de História da Arte e Estudos sobre Museus na Faculdade Santa Marcelina (2002-2016). Coordenou a equipe de pesquisa e a edição do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral (2006-2008). Foi curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2003 e 2015, onde realizou diversas exposições, entre as quais Tarsila viajante (Pinacoteca e Malba, Buenos Aires, 2008) e Arte no Brasil: uma história do modernismo (2013).


Foto: MASP Divulgação - foto do Arquivo do IEB-USP
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR