PROGRAMAÇÃO

Mesa-redonda
MUSEUS-CASAS: O DILEMA DE HABITAR O PATRIMÔNIO
Com Fernando Atique, Ivanei da Silva e Marcelo Tápia

Sexta-feira, 9  de outubro, das 19h às 21h


Para realizar sua inscrição, clique aqui

A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet.

O link será enviado aos inscritos por e-mail. 


A Casa Mário de Andrade comemora o dia do aniversário do poeta no ano em que se completam 75 anos da morte do escritor, com uma mesa-redonda dedicada aos interessados em habitação e patrimônio cultural.  No encontro, a direção e a equipe do Museu conversam com o historiador Fernando Atique sobre as potencialidades e limitações dos conjuntos arquitetônicos, reconhecidos como museus-casas, para a compreensão dos modos de morar na cidade de São Paulo, do início do século XX, aos dias atuais. 


Fernando Atique é professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É arquiteto e urbanista (1999), mestre (2002) e doutor (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. Foi pesquisador (Visiting Scholar), com bolsa CAPES, na University of Pennsylvania - Penn -, nos EUA, no Department of History of Art (2006). É pós-doutor em História, com bolsa FAPESP, pelo History Department da New York University - NYU - (2016). É membro fundador da Associação Ibero-Americana de História Urbana - AIHU. É, também, membro do ICOMOS-Brasil. É, atualmente, um dos editores da Thésis, revista da ANPARQ - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.


Ivanei da Silva é museólogo pela UniRio e mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições. Atualmente, trabalha na Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade, responsável pelos projetos expográficos das exposições temporárias realizadas pelas instituições.


Marcelo Tápia é poeta, ensaísta, tradutor e professor, graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. Dirige a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.  


*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural".


Foto: Divulgação


MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR