PROGRAMAÇÃO

PROGRAMA FORMATIVO SOBRE PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E GESTÃO CULTURAL
PATRIMÔNIO CULTURAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS - MÓD. I
Com Marly Rodrigues, Walter Pires e Andrea Tourinho

Terças-feiras, 5, 12, 19 e 26 de maio e 2 de junho, das 19h às 21h

As aulas serão realizadas em plataforma on-line*.


Esta atividade contínua discute aspectos relacionados à memória e diversidade do patrimônio cultural, conceitos, trajetória e temas contemporâneos sobre o assunto e questões relevantes para a história do pensamento sobre a identificação e preservação do patrimônio histórico-cultural, segundo a perspectiva de diferentes modelos teóricos. Questionamentos e decisões que norteiam continuamente o trabalho e atuação do profissional relacionado ao patrimônio serão discutidos sob a ótica de teorias correlatas ou contrastantes.


Marly Rodrigues é graduada em História pela FFLCH-USP(1971), possui mestrado em História Econômica pela FFLCH-USP(1974) e doutorado em História no IFCH-UNICAMP(1988).


Walter Pires é Arquiteto (1979) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2003) pela FAU-USP, tendo já lecionado na Universidade Paulista - UNIP (1996-1999); Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1999-2002); Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2002-2004) e Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (2002-2005). Atua no Departamento do Patrimônio Histórico do Município de São Paulo - DPH.


Andréa Tourinho é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PGAUR) e do Curso de Graduação da Universidade São Judas Tadeu (São Paulo). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Patrimônio Cultural e Urbanismo: discursos e práticas", certificado pelo CNPq e vinculado às Linhas de Pesquisa do PGAUR, abrangendo discussões multidisciplinares, envolvendo os campos da preservação do patrimônio cultural e do urbanismo, com ênfase para as práticas sociais mediadas pela materialidade. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2004); mestrado em Estética y Teoría de las Artes pelo Instituto de Estética y Teoría de las Artes, Universidad Autónoma de Madrid (1991); graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1985).


*As inscrições do processo seletivo do Programa Formativo referente ao ano de 2020 estão encerradas. Para saber mais, clique aqui


Foto Nelson Ebelt