PROGRAMAÇÃO

Curso
PAULICÉIA: MEMÓRIAS E IMAGINÁRIOS
Com Silvio Luiz Cordeiro

PAULICÉIA: MEMÓRIAS E IMAGINÁRIOS DA PAISAGEM URBANA EM MUTAÇÃO 

Quintas-feiras, 6, 13, 20 e 27 de fevereiro; 5, 12 de março; 9 16 e 23 de abril, das 19h às 21h.

Sábado, 29 de fevereiro (visita guiada ao centro da cidade) das 10h às 12h.

 

| Vagas: 20* |


O curso, em dois módulos consecutivos, visa introduzir os participantes no estudo da paisagem urbana da cidade de São Paulo, principalmente do núcleo histórico. As aulas serão ilustradas com projeção de diversas fontes documentais, incluindo referências arqueológicas, mapas, desenhos, fotografias e vídeos.


O Módulo I apresentará um panorama ilustrado dos antecedentes da fundação de São Paulo e as transformações em sua paisagem até o fim do século XIX. O objetivo é preparar os participantes para uma escavação da memória, como experiência coletiva do olhar sobre a arqueologia urbana, a arquitetura e a paisagem vivenciada no presente. A conclusão do módulo I prevê uma visita guiada ao centro histórico da cidade.


O Módulo II abordará a expansão da cidade nos séculos XX e XXI, evidenciando-se as profundas transformações que conformaram a metrópole, com seu território profusamente habitado. O conteúdo incorpora referências essenciais relativas aos campos das artes e das tecnologias que influenciaram a arquitetura e o urbanismo e, ao final do curso, será proposto aos participantes um exercício de livre representação imagética do futuro da cidade.


Cronograma de atividades:


Módulo I

06/02 – Apresentação / Arqueologia Urbana e Paisagens Arcaicas

13/02 – Aldeia Jesuítica / Vila de São Paulo

20/02 – Cidade Colonial / O Triângulo

27/02 - Cidade Nova

29/02 – Visita ao Centro Histórico


Módulo II

05/03 – Apresentação / Paisagem urbana e vanguardas artísticas

12/03 – Cidade Cinemática

09/04 – Muros e Torres

16/04 – Exercício

23/04 – Conclusão


Silvio Luiz Cordeiro é Arquiteto Urbanista (FAU/USP) e doutor em Arqueologia (MAE/USP). Desde os anos 1990 desenvolve projetos e estudos, especialmente em ciências humanas, conjugados à produção cultural e artística. Fotógrafo e documentarista, produz e dirige documentários, ensaios audiovisuais e fotográficos. Criou a Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia (MAIA). Atua como consultor em projetos culturais e desenvolve oficinas em comunidades pelo Brasil, inclusive indígenas. Diretor da produtora Museu Imaginário - Arte, Cultura e Ciência.


*Inscrições encerradas.

*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.

*As aulas referentes ao mês de abril serão realizadas em plataforma on-line.


Foto Silvio Luiz Cordeiro