PROGRAMAÇÃO

Palestra
POESIA DE MÁRIO DE ANDRADE: LEITURA COMENTADA
Por Pedro Fragelli

Sábados, 10 e 24 de agosto e 14 e 28 de setembro, das 16h às 18h


Para realizar sua inscrição, clique aqui


Nesta série de quatro encontros, os participantes terão a oportunidade de ler e analisar poemas centrais da lírica de Mário de Andrade.


Cronograma das atividades:


10/08 — Acalanto do Seringueiro

O primeiro encontro será dedicado ao “Acalanto do Seringueiro”, cantiga de berço dolorosa, em que o poeta procura exprimir o mal-estar de uma “pátria despatriada”. 

 

24/08 — Danças

O segundo encontro será dedicado aos poemas que compõem o conjunto das “Danças”, onde a vertigem da modernização de São Paulo é captada por um lirismo coreográfico.

 

14/09 — Louvação Matinal e Louvação da Tarde

O terceiro encontro será dedicado aos poemas “Louvação Matinal” e “Louvação da Tarde”, de cunho meditativo, nos quais a relação do eu com a natureza desperta a reflexão sobre o Brasil. 


28/09 — O Carro da Miséria

O quarto encontro será dedicado ao poema “O Carro da Miséria”, sátira política de matriz carnavalesca, escrita sob o impacto das revoluções de 1930 e 1932.


Pedro Fragelli é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2005 e 2011). Pós-doutorando pela Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle (2013). Desde 2014, com apoio da Capes, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com foco em Literatura Brasileira, em particular nos seguintes temas: Machado de Assis, Romance, Mário de Andrade, Poesia, Teatro e História do Brasil.


Foto Divulgação