Organização: Viviane Aguiar e Marcelo Tápia
Terça, quarta e quinta-feira, 17, 18 e 19 de outubro de 2023, das 19h às 21h
Em comemoração aos 130 anos do nascimento de Mário de Andrade, o museu realiza a primeira edição da Semana Mário em Foco, com palestra e mesas-redondas para discutir a atuação e o legado do escritor modernista. Um passeio por locais do centro de São Paulo que inspiraram a poesia de Mário completa a programação.
Será emitido certificado aos participantes com frequência mínima de 75% no Encontro.
Para realizar sua inscrição para a palestra e as mesas-redondas on-line, clique aqui.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 18/10.
O link será enviado aos inscritos por e-mail.
Programa:
Terça-feira, 17 de outubro, das 19h às 21h (on-line)
Abertura
Com Marcelo Tápia (Diretor da Casa Mário de Andrade)
Palestra: “Mário de Andrade, 130 anos”
Com Gênese Andrade
Mediação: Viviane Aguiar
A palestra traça um panorama da atuação de Mário de Andrade, com ênfase nas facetas de escritor e crítico de arte, e na relação do intelectual com os vanguardistas brasileiros e hispano-americanos a partir de seu arquivo e sua correspondência. Reflete também sobre seu legado no contexto do centenário da Semana de 22 e dos 130 anos de seu nascimento.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 16/10.
Quarta-feira, 18 de outubro, das 19h às 21h (on-line)
Mesa-redonda: “Literatura, raça e classe em Mário de Andrade”
Com Petrônio Domingues, Angela Grillo e Pedro Fragelli
Mediação: Irlani Carvalho
A mesa coloca em discussão as questões de raça e classe que permearam a vida e a produção literária de Mário de Andrade, especialmente em sua atuação como intelectual, em sua obra poética e na ópera Café.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 17/10.
Quinta-feira, 19 de outubro, das 19h às 21h (on-line)
Mesa-redonda: “Mário de Andrade, gestor cultural”
Com Vera Lúcia Cardim de Cerqueira, Rafael Vitor Barbosa Sousa e Valquíria Maroti Carozze
Mediação: Fernanda Lé
Aborda a atuação de Mário de Andrade como gestor público municipal, enfocando, sobretudo, sua experiência com a Sociedade de Etnografia e Folclore e a Missão de Pesquisas Folclóricas, que completa 85 anos em 2023. Destaca, ainda, o trabalho de Oneyda Alvarenga na continuidade do acervo constituído pela Missão.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 18/10.
Sábado, 21 de outubro, das 10h às 13h (presencial)
Encontro peripatético: “Roteiro lírico pelo Centro: Mário de Andrade, escritor de São Paulo”
Com Tereza Cristina Ferreira Batista
Mário de Andrade marcou sua presença na história da cidade de São Paulo por meio de relatos, cartas, poemas e composições. Nesta caminhada pelo Centro, celebramos sua memória e o contexto de transformações que a cidade vivenciou na virada dos séculos XIX para o XX – fonte de inspiração para o escritor.
A atividade será realizada presencialmente, com ponto de encontro na Biblioteca Mário de Andrade. Serão disponibilizadas 40 vagas para participação presencial. Inscrições até 20/10.
Inscrições encerradas. Para realizar a sua inscrição na lista de espera, clique aqui.
Sobre os convidados, mediadores e organizadores do evento:
Angela Grillo
Graduada e licenciada em Letras Português e Francês (FFLCH-FE/USP); Mestre e Doutora em Letras pelo programa de Literatura Brasileira (FFLCH-USP/FAPESP). Autora da tese O losango negro na poesia de Mário de Andrade, escolhida como melhor do ano do programa e indicada ao prêmio Capes de Melhores teses (2015). Concluiu estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), em 2022. Atuou como professora substituta de Teoria Literária na UFBA (2017-19) e Leitora na Zhejiang Yuexiu University of Foreign Languages (2019-2022) (China); atualmente é professora adjunta de Literaturas em Língua Portuguesa (UFPA-Belém). Autora de Sambas insonhados: o negro na perspectiva de Mário de Andrade (Ciclo Contínuo, 2016) e O losango negro no pensamento de Mário de Andrade, intérprete do Brasil (Cobogó, no prelo); organizadora do inédito de Mario de Andrade Aspectos do folclore brasileiro (Global, 2019). Desenvolve o projeto de pesquisa “Tradição e ruptura na poesia de senhor de engenho: imagens do feminino” (FALE-ILC-UFPA) e coordena “Mil Marias: Grupo de pesquisa e de estudo de imagens do feminino na poesia de língua portuguesa” (FALE-ILC-UFPA/CNPQ).
Fernanda Lé de Oliveira
Graduada em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo e técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude, é coordenadora operacional da Rede de Museus-Casas de São Paulo. Trabalhou anteriormente no Museu da Imigração do Estado de São Paulo e no Museu Casa Mário de Andrade.
Gênese Andrade
É doutora em Literatura Hispano-Americana pela USP, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela Unicamp. Professora titular de literatura do Centro Universitário Faap (São Paulo), pesquisadora e tradutora. Autora de Pagu/ Oswald/ Segall (2009), Vicente do Rego Monteiro (2013) e “Artistic Vanguards in Brazil, 1917-1967”, em Oxford Research Encyclopedia of Latin American History (2019). Organizadora de, entre outros volumes, Feira das Sextas (2004) e Arte do Centenário e outros escritos (2022), ambos de Oswald de Andrade, Modernismos 1922-2022 (2022) e Correspondência Mário de Andrade & Oswald de Andrade (no prelo).
Irlani Carvalho
É formada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), graduanda em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pós-graduanda em "As Áfricas e suas Diásporas" pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desenvolve pesquisas e práticas de disseminação e democratização da cultura do livro e promoção do direito à literatura e atualmente é educadora na Casa Mário de Andrade.
Marcelo Tápia
Poeta, tradutor, ensaísta e professor, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. Dedicado a estudos acerca de museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor dos museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo.
Pedro Fragelli
É doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Sorbonne Nouvelle. Entre 2014 e 2018, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sobre a obra de Mário de Andrade no Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
Petrônio Domingues
Graduado, mestre e doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutoramentos pela Rugters – The State University of New Jersey (EUA), entre 2011 e 2012, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 2016 e 2017. Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e dos programas de pós-graduação em História (mestrado) e Sociologia (mestrado e doutorado) na mesma instituição. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Publicou e organizou vários livros, com destaque para: Diásporas imaginadas: Atlântico Negro e histórias afro-brasileiras, 2020 (em parceria com Kim D. Butler), e Protagonismo negro em São Paulo: história e historiografia, 2019 – livro indicado como finalista do Prêmio Jabuti.
Rafael Vitor Barbosa Sousa
É historiador formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da mesma universidade. Atualmente é coordenador do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, do Centro Cultural São Paulo, atuando prioritariamente na área de gestão documental, com destaque para atividades relacionados à curadoria e conservação de acervos.
Tereza Cristina Ferreira Batista
É Guia de Turismo Regional de São Paulo há nove anos. Seu trabalho consiste na valorização da história e redescoberta da identidade por meio de monumentos e construções numa abordagem clara e contemplativa da cidade. Participou de edições do Festival de Natal e do Café no Triângulo Histórico, teve aprovação de seus Roteiros de Memória em 8 edições da Jornada do Patrimônio. Há cinco anos desenvolve pesquisas sobre o Movimento Modernista na cidade e as coloca em prática em seus roteiros. No último ano, nas celebrações do centenário da Semana de 1922, atraiu e conduziu grande público pelo centro no passeio “Em Busca dos Modernistas”. É idealizadora do perfil do Instagram São Paulo com Afeto.
Valquíria Maroti Carozze
Cursou Biblioteconomia e Documentação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Publicou o livro Contos bêbados e secos. Em 2012, o mestrado defendido no Instituto de Estudos Brasileiros da USP gerou o livro Oneyda Alvarenga: da poesia ao mosaico das audições (Alameda Editorial) e uma série de vinte programas Oneyda Alvarenga e seus concertos de discos, feitos pela Rádio Cultura e disponíveis na Internet. Em 2017, publicou Mário, o modernista a caráter. Em 2023, criou e publicou o site com os concertos de Oneyda Alvarenga - https://concertosmusicais.com.br.
Vera Lúcia Cardim de Cerqueira
Doutora em Ciências Sociais e especialista em Museologia. Atuou como Socióloga na Prefeitura de São Paulo por 27 anos, sendo parte deles na Secretaria de Cultura, no Núcleo de Cidadania Cultural; no Museu das Culturas Brasileiras - DPH e no Centro Cultural São Paulo. Dentre outros projetos, coordenou a edição do DVD-Cadernetas de Campo da Missão de Pesquisas Folclóricas. Integra o Gepracc - Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas, formado por professores e pesquisadores de diferentes instituições.
Viviane Aguiar
É coordenadora do Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade. Formada em Comunicação Social na Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestra e doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo (USP), atua também como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Espaço Doméstico, Corpo e Materialidades do Museu Paulista da USP. Desde 2016, estuda o pensamento de Mário de Andrade sobre a culinária como parte de uma identidade brasileira e, atualmente, vem enfocando as relações dele com o ambiente doméstico e as mulheres com que conviveu na casa da Rua Lopes Chaves.
Foto: André Hoff
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.