PROGRAMAÇÃO

Curso
SÃO PAULO: LUGARES, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
Com Eduardo Polidori, Marcelo de Paiva e Michelli Monteiro

Terças-feiras, 16, 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro, das 19h às 21h


Em comemoração ao aniversário de São Paulo, o curso aborda uma das questões de maior interesse para o poeta da Pauliceia Desvairada: os processos e as decisões que levam ao reconhecimento de certos lugares como patrimônio cultural. Cada aula discute um caso em especial, em articulação com questões prementes para a sociedade atual, a exemplo das relações do Pátio do Colégio com o apagamento da memória indígena e das descobertas arqueológicas do Quilombo do Saracura e do Cemitério dos Aflitos com a negligenciada presença afro-brasileira na região. 


As inscrições estão encerradas (vagas esgotadas).

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. 

O link será enviado aos inscritos por e-mail.


Cronograma das aulas:


Aula 01 – O Pátio do Colégio e o mito das origens de São Paulo


A ideia da fundação de São Paulo a partir de uma missão jesuítica europeia implica também a aculturação e o apagamento da memória dos povos indígenas. Esta aula propõe confrontar as diferentes versões e (re)construções dos mitos de origem da cidade de São Paulo a partir do patrimônio cultural e de suas expressões.


Aula 02 – O encantamento do olhar: representações do “descobrimento” do Brasil em museus de São Paulo


As grandes pinturas de história, criadas no século XIX e no início do XX, orientaram a imaginação sobre acontecimentos históricos, inclusive em São Paulo e no Brasil. Esta aula apresenta obras que representaram a chegada de Pedro Álvares Cabral e que fazem parte de acervos paulistanos e brasileiros.


Aula 03 – Monumentalização e invisibilização: o patrimônio imigrante em São Paulo


Este encontro pretende debater a preservação de bens culturais realizados por imigrantes e representativos de sua memória. Propõe-se, ainda, colocar em debate os atuais questionamentos sobre a preservação de monumentos que aludem a “memórias incômodas”.


Aula 04 – Da Sé ao Samba: a presença afro-brasileira em São Paulo


Nesta aula, colocamos a memória afro-brasileira em perspectiva na cidade de São Paulo, tendo em vista os desafios para sua preservação e valorização, como nos casos das descobertas arqueológicas do Quilombo do Saracura e do Cemitério dos Aflitos.


Sobre os participantes:


Eduardo Polidori Villa Nova de Oliveira é consultor e curador. Atualmente, trabalha com o desenvolvimento de projetos e de negócios nos setores cultural, artístico e museológico junto aos setores público e privado. Foi assistente de pesquisa e curadoria no Museu do Ipiranga e curador da exposição “A casa do Conselheiro, o nosso Museu”, inaugurada em 2022 no Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves. É autor da pesquisa “Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900-1932)”. Possui bacharelado em História e mestrado em Museologia pela USP.


Marcelo de Paiva é formado em História pela FFLCH-USP, mestre e doutor pela FAU-USP e especializado em patrimônio cultural. Foi membro da equipe de curadoria das exposições do projeto Novo Museu do Ipiranga. É curador da exposição virtual “Cartões Postais” do acervo digital do Museu Paulista na plataforma Tainacan. Foi professor e tutor do 7º Curso de Formação de Professores da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) da Unicamp com o tema “Patrimônio Cultural e Ensino de História: Desafios do e no tempo presente”. É autor do artigo “Entre a lembrança e o esquecimento: memória, história e patrimônio cultural afro-brasileiros”, publicado na Revista Brasileira de História.


Michelli Monteiro é formada em História (FFLCH-USP), mestre e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura (FAU-USP). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Acervo e Curadoria no Museu Paulista-USP, integrando o Projeto Temático “Coletar, identificar, processar e difundir. O ciclo curatorial e a produção de conhecimento”. Foi Curadora-Adjunta de três exposições do Novo Museu do Ipiranga e integrou o GT de Curadoria da exposição “4 em 1: museus da USP”, do MAC-USP. Desenvolve pesquisa sobre representações visuais e construção de imaginários simbólicos, com ênfase em pintura histórica e monumentos públicos. É autora do livro São Paulo na disputa pelo passado: o Monumento à Independência de Ettore Ximenes, publicado pelo Sesc e BBM em 2023.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR