“AGORIDADE: A RECONSTRUÇÃO DO
PASSADO NO PRESENTE”
De quinta a sábado, 28 a 30 de julho
de 2022
O Encontro, já em sua sétima edição, focalizará a temática "Agoridade: a reconstrução do passado no presente", inspirada no conceito adotado como norteador para as atividades dos Museus-Casas Literários de São Paulo para o ano de 2022. O conceito de "agoridade", colhido de um marcante ensaio de Haroldo de Campos, envolve a eleição de referências do passado a partir das quais o presente se reinventa.
Será emitido certificado ao participante que tiver 75% de frequência no Encontro, mediante solicitação.
Para participar do evento em formato online, pela plataforma Zoom, inscreva-se aqui.
Para participar do evento do encontro presencial, realizado no dia 28/7, às 19h, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida (Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes/SP), inscreva-se aqui.
Quinta-feira, 28/7 (evento híbrido):
Das 19h às 21h – Mesa de abertura:
“O futuro dos museus-casas em rede”
A mesa de discussão acontecerá
presencialmente no Anexo do museu Casa Guilherme de Almeida (Rua Cardoso de
Almeida, nº1943), e será transmitida por meio da plataforma Zoom.
Participantes:
Angélica Fabbri (diretora executiva
da ACAM PortInari);
Marcelo Tápia (diretor da Rede de
Museus-Casas Literários de São Paulo);
Paula Ferreira – coordenadora da
Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), da Secretaria de
Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo;
Renata Motta – presidente do ICOM
Brasil; diretora executiva do IDBrasil.
Mediador:
Ivanei da Silva (museólogo da Rede
de Museus-Casas Literários de São Paulo).
Apresentações especiais:
Júlio Mendonça (coordenador do
Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas);
Marcelo Tupinambá (coordenador de
programação da Casa Mário de Andrade);
Simone Homem de Mello (coordenadora
do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida).
Encerramento:
Apresentação do Coral da Casa das Rosas
– Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Sexta e sábado, 29 e 30/7
Para esses dias, estão previstas
três mesas de discussão, realizadas online, por meio da plataforma Zoom.
Representantes de diversas instituições compartilharão suas experiências a
partir do tema proposto para as apresentações.
Nesta edição do Encontro
pretende-se, ainda, a criação de um grupo de estudos sobre questões relativas a
essa tipologia de museu, visando a incluir um fator de continuidade do Encontro
além de sua realização anual.
Sexta-feira, 29/7:
11h – Palestra
“História, memória e a terceira
margem”
Com o historiador Francisco Régis Lopes Ramos.
14h30 – Palestra:
“Reconstruir passados em museus?”
Com a historiadora Aline Montenegro Magalhães (Museu Histórico Nacional –
RJ /IBRAM).
16h – Mesa 1:
“A reconstrução do passado:
experiências”
Participantes:
Márcia Luíza Freitas Ganem -
Presidente do Instituto Casa de Castro Alves (Salvador, BA);
Maria João Amado – Coordenadora de
Comunicação do Memorial Casa do Rio Vermelho (Salvador, BA);
Museu Gustavo Teixeira (São Pedro,
SP).
Mediadora:
Tayna Rios (Assessora Técnica de
Coordenador / UPPM/SEC-SP).
18h – Mesa 2:
“A reconstrução do passado:
experiências”
Participantes:
Ronaldo Alves de Oliveira – Coordenador do Museu Guimarães Rosa (Cordisburgo, MG).
Marlene Gomes Vellasco: Diretora do Museu Casa de Cora Coralina – Cidade de Goiás (GO);
Ana Cláudia Rôla Santos – Coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – Superintendência de Museus e Artes Visuais, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Mariana, MG);
Mediador:
Davidson Kaseker – Gerente
do Museu de Culturas Indígenas
Sábado, 30/7:
11h - Visita virtual: Casa
Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade
Alexandra Rocha (coordenadora do
Núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo).
14h30 – Mesa 3:
“A reconstrução do passado:
experiências”
Participantes:
Ezequiel Barel Filho – Diretor de
Cultura e Turismo de Itapira (Itapira, SP);
Solange Duarte Alvarenga -
Coodenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade /Fundação Cultural Carlos
Drummond de Andrade (Itabira, MG);
Juliana Maria de Carvalho -
Coordenadora do museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato
(Taubaté, SP);
Fernando José Arouca – arquiteto,
diretor da Arquiprom.
Mediadora:
Cecília Machado – Coordenadora do
Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza.
16h – Discussão: “Implementação de
grupo de discussão sobre museus-casas literários”.
Com a participação dos
representantes das instituições participantes do Encontro.
17h – “Quase sarau”: Leituras de
textos dos patronos dos museus, por seus representantes.
Com a participação dos representantes das instituições participantes do Encontro.
Sobre os participantes do Encontro:
Alexandra Rocha
É supervisora dos Núcleos de Ação Educativa
da Rede de Museus-Casas Literários de S. Paulo. Bacharel
em Artes Plásticas pela ECA-USP (1998), atua
com arte-educação e coordenação artístico-pedagógica há 21 anos em museus
e espaços culturais em São Paulo, como CEU, Fábrica de Cultura e Caixa Cultural
São Paulo, além de ministrar aulas e cursos para professores, educadores e
outros públicos.
Aline Montenegro Magalhães
É doutora em História Social pelo
PPGHIS/UFRJ, com pós-doutorado em museologia pelo PPGP-MUS Unirio/Mast. É
historiadora no Museu Histórico Nacional há mais de vinte anos, onde atualmente
está Diretora Substituta; professora credenciada do Profhistória da Unirio e do
MBA em Gestão de Museus - UCAM.
Ana Cláudia Rôla Santos
Licenciada e
Especialista em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e Mestre
em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais -
UFMG. Há 13 anos coordena o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, onde desenvolve
projetos que objetivam o conhecimento, a divulgação e a preservação da vida e
da obra do poeta Alphonsus de Guimaraens, dialogando com a literatura, de um
modo geral, e com a educação patrimonial. Acompanhou todo o processo de
revitalização do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, sendo responsável pela
curadoria da exposição de longa duração do Museu.
Angélica Fabbri
Museóloga, Especialista
em Arte Educação e Museu pela Escola de Comunicação e Artes – ECA –-USP.
Pós-Graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São
Paulo – FESP/SP, possui Mestrado Profissional (MBA) em Bens Culturais: Cultura,
Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas- SP. É Diretora Executiva
da Associação de Amigos do Museu Casa de Portinari – ACAM Portinari,
responsável pela gestão dos seguintes museus do interior do Estado de São
Paulo: o Museu Índia Vanuíre (Tupã), o Museu Felícia Lerner e o Auditório
Claudio Santoro (Campos do Jordão), e o próprio Museu Casa de Portinari
(Brodósqui). É responsável pela
Curadoria da Nova Exposição de Longa Duração do Museu Casa de Portinari, bem
como pelo Programa de Edificações e Infraestrutura.
Cecília Machado
É formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista em História da Arte e em História da Indumentária, é coordenadora de produção museológica e responsável por diversos projetos de implantação de museus e centros de memória. Atualmente presta assessoria a museus do interior e da capital paulista. Coordena o Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza, desde 2007.
Davidson Kaseker
Mestre em Museologia pela
Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP) e graduado em Letras pela USP (1983).
Especialista em Administração de Empresas pelas Faculdades Armando Álvares
Penteado (FAAP) e em Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC)/MinTur (2010). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo da
Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e exerceu, de 2013 a
2022, o cargo de diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de
Museus de São Paulo (SISEM-SP). Atualmente é gerente do Museu de Culturas
Indígenas, de São Paulo.
Ezequiel Barel Filho
Historiador, formado pela
Universidade Estadual de Campinas, com mestrado em História da Arte, Patrimônio
e Turismo Cultural pela Universidade de Coimbra e especialização em Arte e
Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente trabalha
com levantamento do patrimônio histórico-cultural e ministra aulas de educação
patrimonial em diversas cidades brasileiras. Tealizou pesquisas nas áreas de
História da Ciência, História da Arte e Patrimônio Histórico-cultural. Atuou,
também, como professor de História, História da Arte, Educação Patrimonial e
pesquisador.
Fernando José Arouca
Arquiteto e sócio-diretor da
Arquiprom desde 1992. Nos últimos 30 anos vem atuando nas diferentes funções
que envolvem os projetos e produções de exposições, museus e afins. É
idealizador da exposição "Os dois em 22", sendo a ARQUIPROM responsável
pela expografia e identidade visual da mostra.
Francisco Régis Lopes Ramos
Professor Titular do Departamento de
História da UFC, possui graduação em História pela Universidade Federal do
Ceará (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996)
e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(2000). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: memória, escrita da
história, tempo e literatura.
Ivan Teixeira de Barros
Pedagogo pela Universidade Luterana
do Brasil, com especialização em Arte e Educação pela Centro Universitário Claretiano.
Conservador e Restaurador pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, atualmente é
Coordenador de Cultura em São Pedro (SP) e Diretor do Museu Gustavo Teixeira,
naquela cidade.
Ivanei da Silva
Museólogo pela UniRio, é mestre em
Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos
de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha na
Poiesis – Instituto de Apoio à Língua, à Cultura, e à Literatura, atuando como
museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de são Paulo, que inclui a Casa
das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade.
Juliana Maria de Carvalho
Coordenadora do Museu Histórico, Folclórico
e Pedagógico Monteiro Lobato, tem formação em história e pedagogia. Atuou por
10 anos como professora, tendo exercido a função de Vice Diretora de Escola de
Ensino Integral durante cinco anos. Foi Coordenadora do Museu da Imagem e do
Som de Taubaté durante 2 anos, e, atualmente é Coordenadora do Museu Monteiro
Lobato, na mesma cidade.
Júlio
Mendonça
Poeta, doutor em Comunicação e
Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) – São Paulo. Coordena o
Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas. Foi o curador da
exposição “Esdrúxulo! 100 anos da morte de Augusto dos Anjos” e organizou o
livro Poesia (Im)Popular Brasileira.
Publicou, também, o livro Democratizar a
participação cultural.
Marcelo Tápia
Poeta, tradutor, ensaísta e
professor, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria
Literária e Literatura Comparada pela USP, onde também realizou
pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de
Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. Dedicado a
estudos acerca de museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor da
Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas,
Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de S. Paulo.
Marcelo Tupinambá Leandro
Mestre em Musicologia na USP e doutorando em Musicologia na UNESP. Tem graduação em História na PUC-SP. Desde 2005, desenvolve pesquisa mesclando história, música e educação. Desenvolve trabalhos em arte-educação e formação de professores. É Coordenador de Programação Cultural do museu Casa Mário de Andrade.
Márcia Luíza Freitas Ganem
Designer e gestora social, mestra em Gestão Social, doutoranda no
Programa de Pós Graduação em Administração-NPGA-UFBa, defendendo nestas
diversas áreas de atuação, a relação entre design, empreendedorismo cultural e
desenvolvimento territorial. Foi conselheira para moda no Conselho Nacional de
Políticas Culturais do Ministério da Cultura de 2010 a 2014. Como designer, é
detentora da patente de utilização da fibra de poliamida na moda nos Estados
Unidos, Brasil e Países Europeus. Desfila suas coleções no Brasil e nos Estados
Unidos. Fundou e presidiu o Instituto de Design e Inovação de 2006 a 2016 e atualmente
preside o Instituto Casa de Castro Alves, que promove trabalhos de rede junto a
comunidades Tradicionais. Publicou o livro Design Dialógico: Gestão
Criativa, Inovação e Tradição e é Gestora Criativa do programa Design
Dialógico, operado no Baixo Sul, Litoral Sul, Região Metropolitana de Salvador,
Recôncavo e Chapada Diamantina, territórios de identidade da Bahia.
Maria João Amado
Redatora publicitária, com especialização em redes
sociais, atuou por 10 anos no mercado publicitário baiano. Trabalhou também na
catalogação e transformação da casa de Jorge Amado e Zélia Gattai em Memorial e
está engajada, desde o início, nesse projeto.
Atualmente faz parte da equipe de gestão e dinamização de conco ativos
culturais da Prefeitura Municipal de Salvador: Casa do Rio Vermelho – Jorge
Amado e Zélia Gattai, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia,
Espaço Carybé de Artes e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.
Marlene Gomes Vellasco
Mestre em Literatura Brasileira pela
Universidade Federal de Goiás (UFG), é professora da Unidade Universitária Cora
Coralina, na mesma instituição. Dirige o Museu Casa de Cora Coralina, na Cidade
de Goiás (GO). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura,
atuando nas disciplinas: literatura portuguesa, literatura brasileira e teoria
da literatura.
Paula Paiva Ferreira
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto com mobilidade acadêmica pela Universidade de Coimbra em Gestão Cultural, com extensão em Arqueologia e Pesquisa pela Universidade de Pisa e MBA Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC. Atualmente sendo Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e Presidente e Presidente do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Renata
Vieira da Motta
Arquiteta,
com atuação nas áreas de arquitetura e urbanismo, com ênfase em Museus e Gestão
Cultural. De 2011 a 2016 atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do
Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus
(SISEM-SP) e Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico
(UPPM). Atualmente é presidente do ICOM Brasil e Diretora Executiva da ID
Brasil, Organização
Social (OS) de Cultura responsável pela gestão do Museu do Futebol, desde sua
inauguração em setembro de 2008, e do Museu da Língua Portuguesa, desde julho
de 2012.
Ronaldo Alves de Oliveira
Licenciado em Pedagogia e História
pela FEMM (Sete Lagoas, MG), é pós-graduado em Pedagogia pela UNI (Belo
Horizonte). Participa de cursos de Aperfeiçoamento na Escola Guignard, UEMG
(Belo Horizonte), e de Educação Artística na UFOP (MG). Atuou como professor de
Artes e de História em Cordisburgo, e no Centro de Referência do Professor, em
Belo Horizonte. É Coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo
(MG).
Simone Homem de Mello
Escritora e tradutora literária.
Escreveu libretti para as óperas Orpheus
Kristall (Munique, 2002), Keine Stille außer der des
Windes (Bremen, 2007; Mannheim, 2022), UBU – eine musikalische
Groteske (Gelsenkirchen, 2012). Seus poemas em português estão
reunidos nos livros Périplos, Extravio Marinho, Terminal,
à Escrita e em antologias brasileiras e estrangeiras de poesia contemporânea.
Suas mais recentes publicações são Augusto de Campos – Poesie (organização
e tradução para o alemão, 2019), Ensaio sobre o cansaço e Ensaio
sobre o dia exitoso, ambos de Peter Handke (tradução, 2020), Arno
Holz: Phantasus – Poema non-plus ultra (tradução e teoria,
2022). Coordenou, de 2012 a 2014, o Centro de Referência Haroldo de
Campos da Casa das Rosas, onde hoje atua como pesquisadora de acervo. Desde
2011, coordena o Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de
Almeida.
Solange Duarte Alvarenga
Licenciada em Letras pela Faculdade
de Ciências Humanas de Itabira- FACHI, foi funcionária pública da Fundação CCDA
na área de Atividades Culturais por mais de 24 anos. Coordena projetos de
divulgação da obra de Carlos Drummond de Andrade nos âmbitos internacional, nacional
e local, para diversos públicos. Ministra palestras sobre a vida e a obra de
Drummond em todo o território brasileiro. Desenvolve ações de proteção ao
patrimônio cultural itabirano junto à UFMG e ao IEPHA. Participa nos Festivais
de Inverno de Minas Gerais desde a sua criação.
É Coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade.
Tayna Rios
Especialista em História, Sociedade
e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é graduada em História
pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e técnica em Museologia
pela ETEC Parque da Juventude. Atuou mais de dois anos no Sistema Estadual de
Museus –SISEM-SP, e foi docente na ETEC Parque da Juventude na área de História
e Museologia. Possui experiência na área de gestão de acervos museológicos,
bibliográficos e arquivísticos, em gestão de banco de dados, em pesquisa e em
produção cultural. Atualmente é assessora técnica de coordenação na Unidade de
Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Estado de São Paulo e integra a Comissão de Avaliação de Documento
e Acesso – CADA.
Foto: Divulgação
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ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
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