PROGRAMA FORMATIVO “PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E GESTÃO CULTURAL”

O Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade oferece, em 2024, a 5ª edição do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e à gestão do patrimônio cultural brasileiro, que visa a colaborar para a preparação de profissionais da área. A cada ano, um novo ciclo se inicia, abrindo-se vagas para a nova turma. O Programa permite que o inscrito conclua todas as atividades dentro de um ano ou frequente as aulas durante mais de um ciclo, conforme a sua disponibilidade. A grade curricular é composta de oficinas e cursos obrigatórios e de atividades complementares, oferecidas regularmente na programação do museu Casa Mário de Andrade.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será feita com base no currículo do candidato e numa carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o Programa. Esses documentos (em PDF ou Word) devem ser anexados à ficha de inscrição, disponível aqui até o dia 04 de março de 2024.

NÚMERO DE VAGAS ABERTAS A CADA CICLO

De 50 a 60, dependendo do número de alunos remanescentes dos ciclos anteriores.

COMPOSIÇÃO DA GRADE CURRICULAR

Os alunos matriculados deverão cumprir:

- Um mínimo de 74 horas-aula, correspondentes a 75% de frequência obrigatória nos cursos da parte teórica e da parte prática.

- Um mínimo de 24 horas em palestras ou outras atividades relacionadas à cultura, à literatura, às artes ou às questões de patrimônio, realizadas nas três casas da Rede Museus-Casas de São Paulo (Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas) ou em outras instituições museológicas com programações afins. Ao menos 50% das atividades complementares devem ser realizadas na Rede Museus-Casas de São Paulo.

- Um mínimo de 9 horas como participante do Encontro de Museus-Casas (de frequência anual), correspondentes a 75% da carga horária total do evento (12 horas).

Os alunos poderão completar os números mínimos das diversas atividades em mais de um ciclo do Programa, ou seja, quem não puder frequentar todas as atividades em um ciclo poderá completar os créditos no ano seguinte.

Trabalho de Conclusão

Após completar o mínimo de créditos nas disciplinas e atividades descritas abaixo (veja o Cronograma de disciplinas e atividades), o participante deverá entregar um trabalho de conclusão do Programa. O trabalho será feito, necessariamente, em grupo e deverá enfocar uma instituição cultural/museológica escolhida de comum acordo pelos integrantes. O Certificado de Conclusão do Programa será emitido dentro de dois meses a partir da data de entrega do trabalho de conclusão e dos certificados de participação em todas as atividades complementares e no Encontro de Museus-Casas.

É importante observar que a frequência mínima para reconhecimento do crédito dos cursos é de 75%. No caso dos cursos divididos em módulos, será necessário atingir 75% de presença em cada módulo. Na contagem de horas dos cursos, a constar do histórico de atividades do Programa, serão computadas apenas as aulas a que o aluno tiver efetivamente assistido.

CRONOGRAMA DE DISCIPLINAS E ATIVIDADES

O Programa é composto pelos seguintes tipos de atividades semanais, realizadas entre os meses de abril e setembro, com intervalo de férias no mês de julho:

1.1 Patrimônio cultural: aspectos históricos e teóricos

Terças-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal). Carga horária: 30 horas

Esta atividade contínua discute aspectos relacionados à memória e à diversidade do patrimônio cultural, aos conceitos, à trajetória e a temas contemporâneos sobre o assunto, além de questões relevantes para a história do pensamento sobre a identificação e preservação do patrimônio histórico-cultural, segundo a perspectiva de diferentes modelos teóricos. Questionamentos e decisões que norteiam continuamente o trabalho e a atuação do profissional relacionado ao patrimônio serão discutidos sob a ótica de teorias correlatas ou contrastantes.

1.2. Gestão do patrimônio cultural

Quintas-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal); Carga horária: 30 horas

O curso apresenta diferentes metodologias de trabalho em museologia, abordando aspectos de salvaguarda e preservação patrimonial, bem como processos de comunicação museal e de mediação com os diferentes públicos de museus. Irá abordar alguns temas que dizem respeito a temas sensíveis à museologia contemporânea.

1.3 Estudos de casos, pesquisa e orientação de trabalhos

Quartas-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal); visitas técnicas aos sábados, das 10h às 12h ou 10h às 15h (pontuais). Carga horária: 39 horas

Os inscritos se propõem a elaborar um projeto de pesquisa em grupo sob orientação dos ministrantes, também responsáveis por definir parâmetros teóricos e práticos como base para o trabalho dos alunos. Serão oferecidas visitas técnicas (virtuais ou presenciais) a patrimônios culturais em restauro, além de museus, arquivos e bibliotecas.

1.4. Encontro de Museus-Casas

Data a definir

Os alunos do Programa deverão participar deste evento anual, realizado pela Rede de Museus-Casas do Estado de São Paulo (formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade), cujo objetivo fundamental é promover a troca de experiências entre instituições relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento. O evento é destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura.

Acesse aqui o cronograma de disciplinas para 2024

HORÁRIO E LOCAL

Os encontros das disciplinas serão virtuais, realizados por meio da plataforma Zoom, sempre das 19h às 21h (os links serão enviados aos alunos em momento oportuno). As visitas técnicas a patrimônios culturais em restauro, além de museus, arquivos e bibliotecas ocorrerão aos sábados e poderão ser virtuais ou presenciais, conforme o cronograma da disciplina, com possibilidade de equivalência de visita a outros espaços para alunos residentes fora de São Paulo.

INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO

As inscrições para o próximo ciclo do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, a ser realizado de abril a setembro de 2024 (com período de férias em julho), estão abertas e poderão ser feitas até 04 de março.

Para participar, preencha a ficha de inscrição, anexando, conforme solicitado na própria ficha, os arquivos (em PDF ou Word) de sua carta de intenção e do seu currículo.

Se tiver dúvidas, envie e-mail para: contato@casamariodeandrade.org.br

 

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DOS PERÍODOS DE MATRÍCULA:

11/03/2024 – Divulgação do resultado do processo seletivo. Os candidatos escolhidos em primeira chamada serão informados por e-mail.

12/03/2024 a 18/03/2024 – Matrícula dos selecionados. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa única de matrícula, no valor de R$ 300,00, por meio de depósito ou transferência bancária para a conta:

Banco do Brasil Agência: 6998-1
Conta corrente: 11544-4
Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura
CNPJ: 00.894.851/0001-25

O aluno deverá enviar o comprovante bancário e o Formulário de Inscrição em disciplinas obrigatórias para o endereço contato@casamariodeandrade.org.br, confirmando a aceitação da vaga.

25/03/2024 – Chamada aos candidatos da lista de espera. A convocação dos candidatos em segunda chamada será feita por e-mail.

26/03/2024 a 02/04/2024 – Matrícula dos candidatos convocados em segunda chamada. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa única de matrícula, no valor de R$ 300,00, por meio de depósito ou transferência bancária para a conta:

Banco do Brasil Agência: 6998-1
Conta corrente: 7878-6
Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura
CNPJ: 00.894.851/0001-25

A taxa única de matrícula, válida para todo o Programa, é de R$ 300,00.

Possibilidades de bolsa ou desconto:

- Serão concedidas até cinco bolsas integrais a candidatos que forem selecionados no processo seletivo e que, na divulgação do resultado, declararem baixa renda, por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casamariodeandrade.org.br.

16/04/2024 – Início das aulas

 

PROTOCOLOS DO CURSO

Ao preencher a ficha de inscrição, além de seus dados e dos documentos anexos (carta de intenção e currículo), será solicitado que confirme a ciência dos protocolos do curso, a saber:

- Faltas não serão abonadas. É de total responsabilidade do(a) aluno(a) a atenção ao preenchimento do formulário de presença, que será disponibilizado ao longo de cada atividade on-line no chat da plataforma virtual. As atividades presenciais têm lista de chamada própria e aquelas realizadas pelo(a) aluno(a) em sua região devem ser comprovadas e enviadas para análise, em acordo com o solicitado pelas ministrantes da disciplina.

- O trabalho de conclusão do Programa é realizado, necessariamente, em grupo (não há exceções). O tema, a ser orientado pelos ministrantes, deve ser escolhido em comum acordo pelos integrantes do grupo.

- Em caso de desistência ou não cumprimento dos requisitos de conclusão dentro do prazo de dois anos, o valor pago como taxa de matrícula não será reembolsado.

CONHEÇA NOSSOS PROFESSORES:

DISCIPLINAS REGULARES

Patrimônio cultural: aspectos históricos e teóricos

 

Fernando Atique é professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É, atualmente, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP. É Arquiteto e Urbanista (1999) pela Universidade de São Paulo – USP, onde também realizou mestrado (2002) e doutorado (2007). Foi pesquisador (Visiting Scholar), com bolsa Capes, na University of Pennsylvania (Penn), nos Estados Unidos, no Department of History of Art (2006). É pós-doutor em História, com bolsa Fapesp, pelo History Department da New York University (NYU, 2016). É membro fundador da Associação Ibero-Americana de História Urbana (AIHU). É, também, membro do ICOMOS-Brasil. Foi conselheiro no CONDEPHAAT, como representante do IAB-SP (2021-2022). Também é colaborador da Secretaria Executiva do Núcleo DOCOMOMO São Paulo.

 

Gestão do patrimônio cultural

Marilúcia Bottallo é doutora em Ciências da Informação e mestre em Artes, ambos pela ECA/USP. Graduada em História pela FFLCH/USP. Museóloga formada pelo Instituto de Museologia de São Paulo da FESP com Especialização em Documentação Museológica e Gestão Institucional. Atuou profissionalmente no MAM/SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, National Museum of American Art / Smithsonian Institution e no Centro de Memória da Fundação Bunge. Diretora Técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou seu Núcleo de Documentação e Pesquisa. Criadora, Coordenadora e Docente da Pós-Graduação em “Museologia, Colecionismo e Curadoria” do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

 

Estudos de caso, pesquisa e orientação de trabalhos

Cecilia Machado é formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista em História da Arte e em História da Indumentária, é coordenadora de produção museológica, e responsável por diversos projetos de implantação de museus e centros de memória. Atualmente, presta assessoria a museus do interior e da capital paulista. Coordena o Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza, desde 2007.

Juliana Monteiro é formada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia e mestra em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atuou no Museu da Energia de São Paulo, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e Museu da Imigração de São Paulo. Foi professora do curso técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza, entre 2010 e 2023. Foi professora também do curso de Especialização em Museologia, Educação e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2021 e 2023. Atualmente, é diretora, no Brasil, da empresa Sistemas do Futuro, especializada em desenvolvimento de bancos de dados para coleções culturais. É também consultora independente para projetos de documentação de acervos desde 2016.