PROGRAMAÇÃO

MESA DE CONVERSA
AS ORIGENS DE MACUNAÍMA/MAKUNAIMÃ
Com Clarice Pankararu, Francisco Almendra e Sarlene Makuxi

Quinta-feira, 23 de maio, das 19h às 21h 


Neste encontro, o curador Francisco Almendra apresentará detalhes da pesquisa e da produção tecnológica que envolveram a exposição de curta duração A origem de Macunaíma, em cartaz no museu. Além dele, as ativistas indígenas Clarice Pankararu, do Museu das Culturas Indígenas, e Sarlene Makuxi, da Terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, colocarão em perspectiva a criação literária do herói da rapsódia, a partir das lendas originais do povo makuxi.


Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada presencialmente. Inscrições até 23/05.

Serão disponibilizadas 40 vagas para participação presencial.

O evento será acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


Clarice Pankararu, nascida na aldeia Pankararu Brejo dos Padres, em Pernambuco, é formada em Serviço Social pela PUC-SP. Atuou como Mestra de Saberes no Museu das Culturas Indígenas e, atualmente, é supervisora nessa mesma instituição, em São Paulo. É moradora e articuladora da comunidade Pankararu no Real Parque e, desde 2018, é presidente da Associação SOS Comunidade Indígena Pankararu, onde realiza um trabalho de articulação com outras comunidades Pankararu nas áreas de edução, cultura e cultura, encabeçando projetos culturais e voltados à segurança alimentar. Por meio da Associação, organiza o Encontro Anual do Povo Pankararu, no Projeto Casulo do Real Parque. Atuou no Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo, de 2017 a 2020, pelos direitos básicos dos povos indígenas de contexto urbano e no enfrentamento e combato ao racismo institucional. Participa de atividades, palestras e realiza a produção de eventos culturais com o grupo de dança Povo Pankararu de São Paulo.


Francisco Almendra, mestre em administração pública e desenvolvimento sustentável pela Harvard Kennedy School, trilhou uma variada carreira no setor público e privado em instituições internacionais como o Banco Mundial, Nações Unidas, World Resources Institute e Fundação da ONU, antes de retornar à sua eterna paixão por imagens e narrativas. Fotógrafo há quase três décadas, já fotografou em mais de 60 países e viveu na China, Sudão do Sul, África do Sul e EUA durante nove anos. Ao regressar ao Brasil em 2013, criou o projeto de arte Drone do Amor com um dos primeiros drones no Brasil, e trabalhou com filmagens aéreas para clientes como Globo e TV Record antes de montar o Studio KwO XR em 2015, onde atua como CEO e Diretor em mais de 80 projetos imersivos. Ganhador do Emmy 2020 de Novas Abordagens de Documentário por cinematografia 360º em “Awavena”. Como diretor e produtor, conquistou o prêmio de Melhor Experiência VR no Festival Laval Virtual 2023 (o maior festival VR da Europa) com “Tinta & Fogo”. Como diretor de produção e diretor de fotografia 360º 3D, conquistou o prêmio de Melhor VR 360 no Planet Festival Barcelona 2023 por “Amazônia Viva”. Francisco é cofundador e conselheiro da XRBR Associação Brasileira de Produtores de Realidades Estendidas, evangelizador, facilitador e palestrante em diversos eventos de tecnologia e realidade virtual, como o VR Bootcamp no Museu do Amanhã, Rio Creative Conference, VFXRio, e Hyper Festival.


Sarlene Makuxi (Moreira da Silva), indígena do povo Makuxi, da Terra indígena Raposa Serra do Sol, Roraima, é graduada e mestra em Administração pela PUC-SP, especialista em Gestão em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ e docente do Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena (INSIKIRAN/UFRR). Conselheira Nacional de Saúde pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e doutoranda em Saúde Pública na FSP-USP, atua na formulação de políticas públicas na área da saúde e direitos humanos dos povos indígenas e outras minorias no Brasil.


Foto: Studio Kwo
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR