PROGRAMAÇÃO

Palestra
CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE
Com Lucineide Vieira e convidados

Sábados, 18 de setembro, 23 de outubro e 27 de novembro, das 16h30 às 18h 


Organização: Josué Gonçalves de Araújo e Lucineide Vieira.

Mediação: Lucineide Vieira.


Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer o movimento de cordelistas que atuam para difundir este gênero literário por meio de suas obras e ações. A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de um de seus cordéis. 


Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Para acessar a atividade, clique aqui.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.


Cronograma das atividades:


18/09 – Luciano Braga apresenta o cordel Eu Sou “Rainha” Luísa Mahin;

23/10 – Érica Montenegro de Mélo comenta seu cordel Três carneirinhos espertos e um lobo muito besta;

27/11 – Maria do Carmo Ferreira da Costa (Madu Costa) aborda seu cordel Dandara Guerreira


Érica Montenegro de Mélo é paraibana e mora em Recife desde 2004. Atua na área de educação e literatura. Pedagoga pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2002). Mestra em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP/ 2010). Pós-Graduada em Literatura Infanto Juvenil (FAFIRE - 2019). Mediadora de leitura e professora de biblioteca escolar, contadora de histórias e formadora de professores, dedica-se também a escrita literária de livros  e folhetos de cordel, além da mentoria para escrita criativa. Participa do grupo Teia Literária, desde 2017, pelo qual participou das obras: Coletânea pegadas da escrita; Mulheres feitas de tempo; Nós dos Eus; Ecos da Resistência (no prelo).


Josué Gonçalves de Araújo é nascido Pontal do Paranapanema na cidade de Marabá Paulista – SP, mas viveu toda a sua infância e juventude na cidade vizinha, Mirante do Paranapanema e, aos 18 anos de idade, migrou para a capital paulista. Foi bancário e atualmente, além de escritor é diagramador de textos para a Editora Luzeiro e Magazine Gibi.


Luciano Braga é professor de Artes na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo com especialização em Educação Profissional Integrada, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (2009); especialização em Atendimento Educacional Especializado, pela Prefeitura Municipal de Conceição do Araguaia (2008) e especialização em Educação Artística, pela Faculdade Marcelo Tupinambá (1995). Escritor pela editora Summus - Selo Negro, Heccus, Filoczar e editoras independentes. É ator e fundador dos grupos Contos, Cantos, Encantos em todos os cantos - Contação e teatro de rua (2007), Cia AtorDoados (2015), Trupe do Baú (2018), e ator convidado da Cia TocArte (2016). Também é integrante dos coletivos SP Cordel, Cordel Cantante e Cordel da República (2019). Ministra palestras e encontros sobre a implementação das leis 10639/2003 e 11645/2008, que tratam sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino do país. 


Lucineide Vieira da Silva Cipoli é formada em Pedagogia pela UEPB, e pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC/SP, onde redigiu um trabalho de conclusão de curso sobre "As Peculiaridades do Texto de Cordel". Trabalha na Rede Municipal de Educação de São Paulo, como POSL - Professora Orientadora de Sala de Leitura -, onde desenvolve um projeto de Organização de Sarau e coordena os Estudos Literários da AEL- Academia de Estudantes de Letras - Graciliano Ramos. Faz parte do Movimento Nacional de Mulheres Unidas em Combate ao Machismo e do Coletivo Teodoras do Cordel- artevistas SP, onde publicou ao lado de 18 cordelistas o Cordel Justica Violada. É idealizadora e mediadora do Clube de Leitura Ler_Mulher e do Clube de Leitura de Cordel de São Paulo, que vem integrando a programação do Museu Casa Mário de Andrade.


Maria do Carmo Ferreira da Costa (Madu Costa) é graduada em Pedagogia pela UFMG (1995) e possui pós-graduação em Arte Educação pela PUC Minas. É escritora com 11 publicações de literatura infantil e 5 publicações de literatura de cordel.  Integra o Coletivo Iabás, de narração de histórias das orixás femininas. Atua em teatros, escolas, empresas, festas particulares e afins. Apresentou-se em Angola com o Coletivo Iabás no Segundo Intercâmbio Brasil x Angola promovido pelo Grupo Raízes de São Paulo em 2019; no evento Tiradentes em Cena, em novembro de 2020; na Feira Literária de Sabará (Flis), em 2020; e no Museu Gerdau com o monólogo Simpatias de Mãe (2019). Ministra cursos de contação de histórias em plataforma digital. 


Foto: Divulgação

MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR