MODERNISMO(S) NO BRASIL: CULTURA, POLÍTICA E SOCIEDADE EM INÍCIOS DO SÉCULO XX
Quartas-feiras, 10, 17, 24 e 31 de agosto, das 19h às 21h
O curso abordará as dimensões políticas e sociais das décadas de 1920 a 1940 com foco nas questões relacionadas à produção artística e cultural no Brasil com vistas a uma compreensão dos debates, conflitos, consensos e permanências do modernismo, sobretudo pela participação dos intelectuais paulistas no processo.
Para realizar sua inscrição, clique aqui.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.
O link será enviado aos inscritos por e-mail.
Cronograma das atividades:
10/08 - Panorama sociopolítico do Brasil em inícios do século XX
Serão abordados aspectos da sociedade, da política e das artes no Brasil entre 1900 e 1930 com o objetivo de situar os principais elementos que levaram a emergência do modernismo, sobretudo em São Paulo.
17/08 - A inteligência brasileira às vésperas da modernização
Introdução sobre as questões que pautaram a criação e o debate intelectual no Brasil e em São Paulo nos inícios do século XX.
24/08 - O modernismo em São Paulo I
Análise do modernismo por meio de itens da produção intelectual e artística repercutida em São Paulo, sobretudo a partir de 1922.
31/08 - O modernismo em São Paulo II
Continuidade à análise do modernismo por meio de itens da produção intelectual e artística repercutida em São Paulo, sobretudo a partir de 1922.
Rodrigo Estramanho de Almeida é Bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP), Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Psicanalista membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente é professor da Sociologia e Política: Escola de Humanidade, Coordenador da Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP.
*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.
*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural".
Foto: Aurélio Becherini. Acervo do Museu da Cidade de
São Paulo.
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.