De 1 de outubro a 29 de novembro de 2025
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30
Desde 2019, a Casa Mário de Andrade oferece o curso formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e à gestão do patrimônio cultural brasileiro, que visa contribuir para a preparação de profissionais da área. O desenvolvimento do curso encontra eco direto na trajetória do escritor Mário de Andrade enquanto intelectual atuante e gestor público comprometido, sendo figura central na criação de políticas e instituições voltadas à valorização do patrimônio nacional. Como servidor público, notabilizou-se como o diretor-fundador do Departamento de Cultura e Recreação da municipalidade de São Paulo (1935-1938), primeiro órgão público brasileiro dedicado à política cultural, e técnico do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) — atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cujo projeto foi desenhado pelo próprio Mário de Andrade em 1937.
No momento da concepção do curso, o museu ainda não contava formalmente com a estrutura do Centro de Pesquisa e Referência (CPR) e o formativo estava vinculado ao Programa de Exposições e Programações Culturais. Em 2024, com a reestruturação conceitual e organizacional da instituição, somada à análise das avaliações realizadas por participantes e aos diálogos com os professores da última edição, identificou-se a necessidade de revisar o formato e o conteúdo do curso, adequando-o aos novos direcionamentos institucionais e às demandas contemporâneas da área do patrimônio.
Com a reformulação, o curso passa a ser intitulado “Patrimônio Cultural: preservação e gestão”, substituindo o nome anterior “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, com o intuito de refletir de forma mais precisa seu foco temático.
OBJETIVO GERAL
O curso Patrimônio Cultural: preservação e gestão tem como objetivo apresentar e discutir o patrimônio cultural: seus fundamentos conceituais, contextos históricos e sociais, legislação e das principais ferramentas de preservação e gestão. Ao abrir-se à participação de pessoas com graduação completa ou em curso, em qualquer área do conhecimento, o Centro de Pesquisa e Referência da Casa Mário de Andrade busca promover um debate integrado, interdisciplinar e crítico sobre o patrimônio cultural.
JUSTIFICATIVA
O curso Patrimônio Cultural: preservação e gestão foi concebido a partir do legado de Mário de Andrade como um dos principais nomes vinculados às primeiras políticas públicas de patrimônio no Brasil e da atuação da Casa Mário de Andrade como espaço de reflexão crítica sobre cultura, memória e diversidade. Com base em avaliações de edições anteriores e no fortalecimento do Centro de Pesquisa e Referência do museu, o curso passa por uma reformulação, buscando ampliar o acesso à formação na área e promover o debate interdisciplinar sobre as práticas de preservação e de gestão do patrimônio cultural à luz dos desafios contemporâneos.
PÚBLICO ALVO
Pessoas interessadas em aprofundar conhecimentos e habilidades em áreas como preservação, gestão e pesquisa do patrimônio cultural.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Podem se inscrever pessoas com curso superior completo ou em andamento, em qualquer área do conhecimento, mediante comprovação de matrícula ou conclusão de curso.
VAGAS
Serão oferecidas 30 vagas, das quais 05 serão reservadas para bolsas e 05 serão ofertadas as vagas aos participantes que não concluíram o curso em 2024, desde que estejam aptas para a rematrícula.
INSCRIÇÕES E VALOR
As inscrições prévias serão realizadas por meio de preenchimento de formulário online disponível ao fim dessas instruções e serão válidas para os três módulos, não sendo possível cumprir o curso parcialmente.
Após o preenchimento do formulário, solicitamos que envie o quanto antes, até 15/9, para o e-mail formativo@casamariodeandrade.org.br, com o assunto "Inscrição - Programa Formativo 2025" e nome completo no corpo do e-mail, os seguintes documentos anexos para análise de sua inscrição:
1) Cópia de documento de identidade;
2) Declaração de matrícula ou de conclusão de curso superior.
Após a análise dos documentos e divulgação dos resultados, o interessado receberá um e-mail com as instruções para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100 (cem reais), recurso que será destinado ao fortalecimento das atividades do museu, reconhecendo o potencial da Casa Mário de Andrade como agente formador.
Atenção: sua inscrição só será efetivada após a divulgação dos resultados e pagamento da taxa.
POLÍTICA DE BOLSAS
Como parte do compromisso da Casa Mário de Andrade com a promoção da democratização do acesso à cultura, serão oferecidas 5 (cinco) bolsas integrais para o curso livre Patrimônio Cultural: preservação e gestão. Essa iniciativa visa ampliar as oportunidades de participação no curso, fomentando a presença de perfis historicamente sub-representados no campo da preservação e da gestão cultural. As bolsas são destinadas a pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, e, dentro desse contexto, serão priorizadas pessoas negras, indígenas, transgêneras e/ou com deficiência. O processo de concessão da bolsa será realizado por um processo de triagem interno.
Para solicitações de bolsas, os interessados(as) deverão preencher essa opção no formulário de inscrição.
CONCLUSÃO DO CURSO
Terão direito à emissão de certificado os participantes que comparecerem a pelo menos 75% das aulas e entregarem as atividades dos módulos dentro do prazo. A evasão ou não cumprimento dos critérios supracitados não darão direito à emissão de certificado ou aproveitamento da vaga para as próximas edições do curso.
ESTRUTURA
O curso será composto por 13 aulas virtuais, com duas horas e meia de duração cada, divididas em 3 módulos em formato virtual e ao vivo. Além das aulas expositivas também serão organizadas 2 visitas presenciais facultativas.
CRONOGRAMA
Inscrições: de 08/09 a 15/09
Resultado das inscrições e das bolsas: 23/09
Período de pagamento da taxa de inscrição: 23/09 a 28/09
Início das aulas: 01/10
LINK PARA INSCRIÇÃO
Inscrições encerradas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AULA INAUGURAL ABERTA
Clique aqui para se inscrever na aula inaugural aberta
Políticas culturais setoriais no Brasil: Patrimônio Cultural como direito
Com Antonio Albino Canelas Rubim
Quarta-feira, 1 de outubro, das 19h às 21h30
MÓDULO 1
Patrimônio Cultural: conceitos e historicidade
O primeiro módulo do curso terá como objetivo apresentar e discutir os conceitos chave do patrimônio cultural e os valores atribuídos para que sejam compreendidos como tal, assim como os contextos de criação e suas mudanças de acordo com o tempo e o espaço. Afinal, quem determina o que é o patrimônio cultural?
AULA 1 - Segunda-feira, 13 de outubro, às 19h às 21h30
O conceito de patrimônio cultural
Com Vanessa Pereira
A aula terá início com apresentação e a contextualização do programa formativo e do curso de patrimônio cultural na Casa Mário de Andrade e o diálogo da temática do patrimônio cultural com a trajetória e atuação de Mário de Andrade no campo e sua conexão com os debates contemporâneos.
Será apresentado e discutido o conceito de patrimônio cultural pelas perspectivas sociais e jurídicas, debatendo o conceito de valoração, preservação e memória, e discutindo as definições de patrimônio material, patrimônio imaterial, patrimônio natural e paisagem e seus desdobramentos.
AULA 2 - Quarta-feira, 15 outubro, às 19h às 21h30
Preservação no Brasil: primeiras iniciativas e articulações
Com Márcia Chuva
A aula abordará as iniciativas públicas, desde os primeiros movimentos no início do século XX, os agentes envolvidos, as políticas desenvolvidas e os valores atribuídos para a preservação do patrimônio.
AULA 3 - Segunda-feira, 20 de outubro, das 19h às 21h30
Legislação sobre patrimônio: federal, estadual e municipal
Com Yussef de Campos
A aula abordará as leis, decretos e normativas que regulamentam a preservação do patrimônio cultural no Brasil e proporá a reflexão sobre as diferentes instâncias de proteção dos bens culturais a partir de seus contextos de criação.
AULA 4 - Quarta-feira, 22 de outubro, das 19h às 21h30
Instrumentos jurídicos e administrativos para a preservação: tombamento e órgãos de preservação
Com Marcelo Paiva
A aula abordará os instrumentos e processos jurídicos e administrativos para a preservação do patrimônio em suas diferentes facetas: tombamento e registro. A aula discutirá ainda a atuação dos órgãos de preservação sobre o patrimônio natural e a paisagem e seus desafios.
MÓDULO 2
Ferramentas de gestão e de preservação do patrimônio cultural
O segundo módulo terá como objetivo apresentar e discutir as ferramentas e os instrumentos de gestão e de preservação do patrimônio: inventário, tombamento, registro, entre outros.
AULA 1- Segunda-feira, 27 de outubro Horário: 19h - 21h30
Ferramentas e metodologias de preservação: inventário, registros e referenciamentos
Com Vanessa Pereira
A aula apresentará e discutirá as diferentes ferramentas de preservação do patrimônio cultural, seus principais usos e características.
AULA 2 - Quarta-feira, 29 de outubro, das 19h às 21h30
Documentação e preservação: sistemas de gestão e comunicação do patrimônio cultural
Com Thainá Castro
A aula abordará a importância e as ferramentas de documentação e de gestão do patrimônio cultural e de extroversão e acesso a acervos móveis, imóveis e imateriais.
AULA 3 - Segunda feira, 03 de novembro, das 19h - 21h30
Novas tecnologias aplicadas à gestão do patrimônio cultural
Com Beth Ponte
A aula abordará as novas ferramentas tecnológicas e sua aplicabilidade para a gestão do patrimônio cultural, suas possibilidades e seus desafios.
AULA 4 - Quarta-feira 05 de novembro, das 19h às 21h30
Instituições de preservação, políticas públicas e sociedade
Com Atila Tolentino
A aula abordará a missão e as características das variadas instituições de preservação e suas relações com as políticas públicas e a sociedade civil, organizada ou não.
AULA 5 - Segunda-Feira, 10 de novembro, das 19h às 21h30
Educação Patrimonial
Com Denise Argenta
A aula abordará o conceito de educação patrimonial, metodologias e suas principais características e aplicações.
MÓDULO 3
Estudos de Caso
O terceiro módulo terá como objetivo articular o conteúdo dos módulos anteriores com as práticas de instituições, órgãos de preservação e organizações da sociedade civil para a gestão e a preservação do patrimônio cultural e contará com visitas técnicas propostas pela Casa Mário de Andrade.
AULA 1 - Quarta-feira, 12 de novembro, das 19h às 21h30
Patrimônio edificado e monumentos em espaços públicos (São Paulo)
Com Daniel Reis (IPHAN) e Leonardo Novo
A aula abordará a presença, os símbolos, a gestão e a ocupação de edifícios tombados e monumentos na cidade e em espaços públicos.
AULA 2 - Segunda-feira, 17 de novembro, das 19h às 21h30
Patrimônio museológico de Mário de Andrade: A Casa, os bens móveis e imaterial
Com Viviane Aguiar
A aula abordará o histórico de formação do acervo de Mário de Andrade, a transferência para o IEB-USP e a transformação de sua última casa em patrimônio edificado e museu-casa biográfico do poeta, além do desafio de formação de um acervo de referências.
AULA 3 - Quarta-feira, 19 de novembro, das 19h às 21h30
Entre o material e o imaterial
Com Fábio Melo (Axé Ilê Obá) e Vagner Gonçalves
A aula abordará as proximidades e as sobreposições e diferenças, sobretudo técnicas, entre o patrimônio material e o patrimônio imaterial. Para tal, serão apresentados estudos de casos de instituições de preservação que trabalham seus acervos em perspectivas materiais e imateriais.
AULA 4 - Segunda-feira, 24 de novembro, das 19h às 21h30
Patrimônio e território
Com Rafael H. Funari (Coletivo Salve Saracura) e Thamires Ribeiro (Museu da Maré)
A aula abordará o trabalho desenvolvido por grupos da sociedade civil articulados a partir da preservação do patrimônio cultural e de sua articulação com o território.
VISITAS TÉCNICAS OPTATIVAS
Casa Mário de Andrade: educativo, pesquisa e preservação (sábado, 11 de outubro, às 10h)
Caminhada pela Barra Funda (sábado, 29 de novembro, às 10h)
Sobre os convidados
Albino Rubim é formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1975) e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina (1977), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1979), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006). Professor titular da Universidade Federal da Bahia; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Senior do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Autor de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais.
Atila Tolentino é graduado em Letras pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público, com atuação no Instituto Brasileiro de Museus - Ibram. Professor convidado da Especialização em Museus, Identidades e Comunidades da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj. Membro da Rede de Educadores em Museus da Paraíba-REM/PB. Pesquisador na Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus), da UFPB, e no Grupo de Pesquisa Museologias Insurgentes en Nuestra América - MINA, da Universidade Lusófona.
Beth Ponte é gestora cultural e consultora pela Deck - Inteligência Digital para a Cultura e pela Ponte Cultura & Desenvolvimento, com ampla experiência em planejamento estratégico, indicadores culturais, gestão do conhecimento e inteligência digital. Possui mestrado em Cultura e Sociedade (UFBA) e MBA em Gestão e Transformação Digital (USP). Foi Diretora Institucional do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e German Chancellor Fellow (2018/2019) da Fundação Alexander von Humboldt, na Alemanha. É autora do projeto "Quality for Culture" (Qualidade para a cultura), sobre Gestão da Qualidade em organizações culturais. Foi pesquisadora associada do Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) de 2020 a 2024 e é professora convidada de cursos de pós-graduação em gestão cultural no Brasil e no exterior.
Daniel Reis é graduado em História pela UFJF, mestre e doutor em Antropologia pela UFRJ e doutor em História pela FGV, com estágio pós-doutoral no ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Desde 2006 é Técnico Superior em Ciências Sociais do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN, onde atua em pesquisa, curadoria e gestão de acervos, coordenando atualmente a Divisão de Arquivo. É também professor do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. Autor de Cidade (I)material. Museografias do patrimônio cultural no espaço urbano (2015).
Fábio Melo possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro. Atualmente, como Coordenador de Patrimônio no Axé Ilê Obá - primeiro terreiro de Candomblé tombado pelo Estado de São Paulo - desempenha importante papel na agenda sociocultural do Ilê, tendo sido o curador da exposição Negra Arte Sacra, no contexto de luta contra o racismo religioso.
Leonardo Novo é historiador, graduado pela Universidade Estadual de Campinas, onde também obteve os títulos de mestre e doutor na área de Política, Memória e Cidade do Programa de Pós-Graduação em História. Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Cidade (CIEC-UNICAMP) e do grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH-UNIFESP). Atualmente, é professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo na área de Patrimônio.
Márcia Regina Romeiro Chuva tem graduação em História pela UFRJ (1985) e Doutorado em História pela UFF (1998). É Professora Associada IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde atua na graduação e na pós-graduação. É também professora no Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Especialista em estudos críticos do patrimônio, suas pesquisas focam atualmente nas políticas de memória, patrimônio e museus com ênfase nos debates pós-coloniais.
Mônica Gomes é Publicitária e Produtora Cultural, com mais de 25 anos de experiência em marketing, eventos e projetos culturais. Especializada na temática do samba, atua na realização e gestão de eventos artísticos e culturais de médio e grande porte, com vivência em editais e políticas públicas de cultura. Atualmente, é produtora cultural e executiva na Iniciativa Negra e produtora cultural e artística da Velha Guarda Musical do Camisa Verde e Branco, dedicando-se à valorização da memória, da tradição e da preservação do samba paulistano.
Rafael H. Funari é assistente jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (2014), especializado em direito administrativo, com ênfase nas áreas de meio ambiente, direito urbanístico e do patrimônio cultural (2022). Mestrando em História pela Universidade Federal de São Paulo (2024-2026). Membro do grupo de pesquisa "Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica" (CAPPH - UNIFESP). Integra os coletivos Mobiliza Saracura/Vai-Vai e Salve Saracura, atuantes no bairro do Bixiga - São Paulo/SP.
O coletivo Salve Saracura atua de modo horizontal, multidisciplinar e autônomo no cuidado das nascentes e do patrimônio socio-cultural-ambiental do bairro e, principalmente, da Grota do Bixiga, território ancestral do Quilombo Saracura, em São Paulo. Fundado em 2019, o coletivo faz uso de práticas e táticas diversas no exercício da imaginação política e intervenção comunitária no Bixiga e na cidade de São Paulo.
Thainá Castro Costa é professora do Curso de Graduação em Museologia (CEM/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC). Doutora em História (UFJF), mestre em memória Social e bacharel em Museologia (UNIRIO).
Thamires Ribeiro de Oliveira é bacharel em Conservação e Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019) e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (2023). Atualmente trabalha no Arquivo Dona Orosina Vieira (ADOV) do Museu da Maré, na cidade do Rio de Janeiro. Possui experiência na preservação do patrimônio arquivístico, documental e bibliográfico.
Vagner Gonçalves da Silva é antropólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP). Dedica-se à produção de conhecimentos junto às populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidades (candomblé, umbanda, intolerância religiosa) e relações entre religião e cultura brasileira. Publicou, entre outros livros: Candomblé e Umbanda; Orixás da Metrópole; O antropólogo e sua magia; Exu - um Deus afro-atlântico no Brasil e Terreiros tombados em São Paulo: laudos e reflexões sobre a patrimonialização de bens afro-brasileiros.
Vanessa Maria Pereira é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade e arquiteta e urbanista pela UFSC. Atuou no IPHAN/SC, na Fundação Catarinense de Cultura e no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, ocupando cargos de gestão e preservação do patrimônio cultural. Tem experiência em projetos de arquitetura, restauração, planos diretores e consultorias, incluindo atuação para a UNESCO. Atualmente integra pesquisas na área de patrimônio e arquitetura neocolonial.
Viviane Aguiar é mestra e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como pesquisadora associada da exposição “Casas e Coisas” no Museu Paulista-USP (Museu do Ipiranga) e como coordenadora do Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade. É membro do Grupo de Pesquisa Materialidades, Corpo e Espaço Doméstico no Museu Paulista e docente da pós-graduação Gastronomia: História e Cultura no Senac-SP.
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.