PROGRAMA FORMATIVO “PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E GESTÃO CULTURAL”

 

O Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade oferece, em 2021, a 2ª edição do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro, que visa a colaborar para a preparação de profissionais da área. A cada ano, um novo ciclo se inicia, abrindo-se vagas para a nova turma. O Programa permite que o inscrito conclua todas as atividades dentro de um ano ou frequente as aulas durante mais de um ciclo, conforme a sua disponibilidade. A grade curricular é composta por oficinas e cursos obrigatórios e por atividades complementares, oferecidas regularmente na programação do museu Casa Mário de Andrade.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

 

A seleção será feita com base no currículo do candidato e numa carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o Programa.

 

NÚMERO DE VAGAS ABERTAS A CADA CICLO

 

De 50 a 60, dependendo do número de alunos remanescentes dos ciclos anteriores.

 

COMPOSIÇÃO DA GRADE CURRICULAR

 

Os alunos matriculados deverão cumprir:

 

- Um mínimo de 76 horas-aula, correspondentes a 75% de frequência obrigatória nos cursos da parte teórica e da parte prática.

- Um mínimo de 24 horas em palestras ou outras atividades relacionadas a cultura, literatura e artes nas três casas da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.

- Um mínimo de 9 horas como participante do Encontro de Museus-Casas Literários (de frequência anual), correspondentes a 75% da carga horária total do evento (12 a 13 horas).

Os alunos poderão completar os números mínimos das diversas atividades em mais de um ciclo do Programa, ou seja, quem não puder frequentar todas as atividades em um ciclo poderá completar os créditos no ano seguinte.

Após completar o mínimo de créditos nas atividades descritas acima, o participante deverá entregar um trabalho de conclusão do Programa. O trabalho deverá ser entregue juntamente com o histórico de atividades preenchido. O Certificado de Conclusão do Programa será emitido dentro de dois meses a partir da data de entrega do trabalho.

É importante observar que a frequência mínima para reconhecimento do crédito dos cursos é de 75%. No caso dos cursos divididos em módulos, será necessário atingir 75% de presença em cada módulo. Na contagem de horas dos cursos, a constar do histórico de atividades do Programa, serão computadas apenas as aulas a que o aluno tiver efetivamente assistido.

 

O Programa é composto pelos seguintes tipos de atividades:

 

1.1. PATRIMÔNIO CULTURAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS 

Terças-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal); Carga horária: 30 horas

 

Esta atividade contínua discute aspectos relacionados à memória e diversidade do patrimônio cultural, conceitos, trajetória e temas contemporâneos sobre o assunto e questões relevantes para a história do pensamento sobre a identificação e preservação do patrimônio histórico-cultural, segundo a perspectiva de diferentes modelos teóricos. Questionamentos e decisões que norteiam continuamente o trabalho e atuação do profissional relacionado ao patrimônio serão discutidos sob a ótica de teorias correlatas ou contrastantes.



1.2. GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL 

Quintas-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal); Carga horária: 30 horas

 

O curso pretende discutir questões relacionadas à gestão do patrimônio brasileiro desde as concepções formuladas por Mário de Andrade, na década de 1930, até o momento atual, em uma reflexão conjunta sobre a atividade do gestor do patrimônio cultural relacionada à administração de museus, arquivos e bibliotecas, com destaques temáticos que variam de edição para edição.



1.3 ESTUDOS DE CASOS, PESQUISA E ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS 

Sábados, das 10h às 13h (em frequência semanal); Carga horária: 42 horas

 

Os inscritos se propõem a elaborar um projeto de pesquisa sob orientação do ministrante, também responsável por definir parâmetros teóricos e práticos como base para o trabalho dos alunos. Serão oferecidas visitas técnicas (virtuais) a patrimônios culturais em restauro, além de museus, arquivos e bibliotecas.



1.4. ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS

 

Os alunos do Programa deverão participar deste evento anual, realizado pela Rede de Museus-Casas Literários do Estado de São Paulo (formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade), cujo objetivo fundamental é promover a troca de experiências entre instituições relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento. O evento é destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura.

 

HORÁRIO E LOCAL 

 

Os encontros ocorrerão on-line, nas plataformas Google Meet e/ou Zoom, enquanto houver restrições a atividades presenciais em decorrência da pandemia de covid-19. Oportunamente, será avaliada a viabilidade de retorno a aulas presenciais no auditório do Museu Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, nº 546, Barra Funda).

 

INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO

 

As inscrições para o próximo ciclo do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, a ser realizado de abril a setembro de 2021 estão abertas e poderão ser feitas até 8 de março.

 

Para participar preencha a ficha de inscrição abaixo e envie-a – juntamente com uma carta de intenção e o seu currículo – para o endereço contato@casamariodeandrade.org.br

 

Ficha de inscrição 2021



CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DOS PERÍODOS DE MATRÍCULA:

 

15/3/21 – Divulgação do resultado do processo seletivo. Os candidatos escolhidos em primeira chamada serão informados por e-mail.

 

de 16/3/21 a 23/3/21 – Matrícula dos selecionados. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa única de matrícula, no valor de R$ 300,00, por meio de depósito ou transferência bancária para a conta:

 

Banco do Brasil Agência: 6998-1 

Conta corrente: 7878-6

Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. 

CNPJ: 00.894.851/0001-25

 

O aluno deverá enviar o comprovante bancário e o Formulário de Inscrição em disciplinas obrigatórias para o endereço contato@casamariodeandrade.org.br, confirmando a aceitação da vaga.

 

29/3/21 – Chamada aos candidatos da lista de espera. A convocação dos candidatos em segunda chamada será feita por e-mail.

 

de 30/3/21 a 05/4/21 – Matrícula dos candidatos convocados em segunda chamada. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa única de matrícula, no valor de R$ 300,00, por meio de depósito ou transferência bancária para a conta:

 

Banco do Brasil Agência: 6998-1 

Conta corrente: 7878-6

Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. 

CNPJ: 00.894.851/0001-25

 

A taxa única de matrícula, válida para todo o Programa, é de R$ 300,00.

 

Possibilidades de bolsa ou desconto:

 

- Serão concedidas cinco bolsas integrais a candidatos que declararem baixa renda por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casamariodeandrade.org.br

 

13/4/2021 – Início das aulas.

 

Cronograma de aulas – 2021